DECISÃO 7
REPARAR
“Eu me disponho a reparar.”
“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado,
revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade,
mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem
as queixas que tiverem uns contra os outros.
Perdoem como o Senhor lhes perdoou.”
Colossenses 3:12-13

CONTINUANDO A REPARAR

“Como vocês querem que os outros lhes façam,
façam também vocês a eles.”
Lucas 6:31

No estudo anterior você aprendeu como praticar os quatro pilares do perdão. Entendeu que o perdão diz respeito a abrir mão e que perdoar o beneficia imensamente, libertando-o fisicamente, emocionalmente e espiritualmente para que, assim, experimente um relacionamento restaurado com Deus, consigo e com o próximo.

Agora será preciso examinar todos os seus relacionamentos, pois além de oferecer perdão, é necessário reparar os danos causados a outras pessoas, exceto quando fazê-lo provocaria mais dano a essas
pessoas ou a outros

Por que devo fazer reparações?

Quando você tomou as primeiras decisões desse programa fez reparações no âmbito pessoal. Essas reparações aconteceram por meio das decisões de admitir sua impotência, entregar sua vida e vontade aos cuidados de Deus, escrever suas memórias, compartilhar seus pecados e erros com outra pessoa, identificar pessoas que o feriram e as que também feriu. Agora é chegado o momento de fazer reparações no âmbito relacional.
Fazer suas reparações pode ser identificado como “o começo do fim” de uma postura de isolamento em relação a Deus e a outras pessoas. Pode ser que você tenha alguma hesitação em fazer reparações, pensando: “Se Deus me perdoou, isso não é suficiente? Não basta que Deus tenha me perdoado? Por que eu deveria desenterrar o passado? Afinal, fazer reparações não parece uma coisa natural”.
A resposta a essa objeção é simples: fazer reparações não diz respeito a seu passado, mas a seu futuro. Antes que você tenha os relacionamentos saudáveis que deseja é preciso livrar-se da culpa, da vergonha e da dor que provocaram o fracasso de muitos dos seus relacionamentos passados. Lembre-se: tudo aquilo que lhe faz sofrer o aprisiona enquanto estiver só com você. Fazer reparações prepara o caminho para um futuro livre.

Como fazer reparações?

1) Tenha a atitude correta, diante de Deus e das pessoas

“Não julguem, e vocês não serão julgados. Não condenem,
e não serão condenados. Perdoem, e serão perdoados.”
Lucas 6:37

Nessa fase, será preciso enfrentar novamente as mágoas, Os ressentimentos e as ofensas causadas por outras pessoas ou que você mesmo causou a outros. Guardar ressentimentos é uma atitude que bloqueia sua restauração completa. À atitude de reparar é procurar por pessoas de forma intencional e tentar restaurar a comunicação com elas, abrindo mão de mágoa e de ressentimentos. No perdão, foi trabalhado o nosso coração, agora é hora da ação

2) Faça uma lista de reparações

“Como vocês querem que os outros lhes façam,
façam também vocês a eles.”
Lucas 6:31

Quando estiver preparando sua lista, não se preocupe em como é que vai fazer as reparações. Não faça perguntas do tipo: “Como vou conseguir pedir perdão ao meu pai?”, ou “como vou conseguir perdoar meu irmão pelo que ele fez?””. Vá em frente e coloque o nome da pessoa na sua lista. Uma cois a é identificar e listar, a outra é agir. Dê um passo de cada vez

Sugestão:

Pessoas e situações que feriram você:
1) __________________________. Situação: ____________________________;
2) __________________________. Situação: ____________________________;
3) __________________________. Situação: ____________________________;
4) __________________________. Situação: ____________________________;
5) __________________________. Situação: ____________________________;
6) __________________________. Situação: ____________________________;
7) __________________________. Situação: ____________________________;

Pessoas que você feriu e a situação

1) __________________________. Situação: ____________________________;
2) __________________________. Situação: ____________________________;
3) __________________________. Situação: ____________________________;
4) __________________________. Situação: ____________________________;
5) __________________________. Situação: ____________________________;
6) __________________________. Situação: ____________________________;
7) __________________________. Situação: ____________________________;

3) Busque encorajamento

«o .
E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras.”
Hebreus 10:24

Dizem que o encorajamento é o oxigênio da alma. Por essa razão, desde o início do programa você foi incentivado a procurar um confidente. Ele encorajará você e será como uma “caixa de ressonância, ou seja, um instrumento de Deus para ressoar sua cura. Essa pessoa o ajudará a fazer reparações e a liberar perdão pelos motivos certos.

Reflita:
Você tem se encontrado com seu confidente?
Sim( ) Não( )

Quais reparações você já identificou como sendo necessárias?

______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

4) Não espere nada em troca

“Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso
Dara com os ingratos e maus.”
Lucas 6:35

Esse é o segredo de fazer reparações com êxito: não espere nada em troca! Seja bondoso como Jesus. Saiba que amarguras, ódio ou rancor podem viciar. Esses sentimentos produzem um efeito 3D na vida de pessoas: depressão, desespero e desânimo.
Um coração que não perdoa e não reconhece seus erros, pedindo perdão, causará mais dor e destruição a você mesmo do que jamais poderá causar em quem o ofendeu. Mas perdoe realmente sem esperar absolutamente nada em troca, nada mesmo. Apenas faça a sua parte. Só isso.

5) Escolha o momento oportuno

“Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo
certo para cada propósito debaixo do céu.”
Eclesiastes 3:1

Este princípio não requer apenas coragem, consciência e disposição, mas um cuidadoso senso de momento. Fazer reparações não é nada fácil, e fazê-las fora de tempo pode tornar tudo mais difícil.
É muito comum chegar nesta fase pensando se deveria ou não fazer as reparações. O medo pode paralisar e o orgulho pode cegar achando que não precisa. Por outro lado, algumas pessoas pensam que, se precisam fazer reparações, que seja o quanto antes para acabar logo com essa situação. Então, tomam atitudes precipitadas.
Precisa-se de equilíbrio, pois em todas as situações você precisa dos apontamentos do Pai, para ajudá-lo a compreender o tempo oportuno para agir. Mais uma vez queremos pedir: seja sábio!

6) Comece a viver as promessas de Deus

“Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: Minha é a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor”
Romanos 12:18-19

Vivenciar o princípio das promessas é um ato de vontade, mas algumas vezes você pode entrar em uma verdadeira crise da vontade. Fazer reparações é um ato de obediência às Escrituras.

A obediência o levará a uma vida leve, de paz e de harmonia com Deus, consigo mesmo e com o próximo. É aprender a ver os outros como eles são e não como gostaria que fossem. Deixe todo o julgamento para Deus. Somente Ele pode julgar e condenar uma pessoa, pois é o justo juiz: Justo és, Senhor, e retas são as tuas ordenanças” (Salmo 119:137)

Conclusão
Fazer as reparações é algo que trará paz e liberdade das amarras de ressentimentos, mágoas e dores. Por meio da reparação do dano que tenha causado a outros, você é livre para olhá-los nos olhos, sabendo que está trabalhando com Deus. Mesmo que a outra pessoa não entenda sua reparação e não responda da maneira como imaginou, você pode ter paz, pois sabe que receberá toda a recompensa de Deus.
Agradeça a Deus pela disposição em analisar os relacionamentos passados e atuais. Peça que Ele revele as pessoas que ofenderam você e que o ajude a fazer as reparações necessárias. Peça que Ele dê forças a você para torná-lo disposto a oferecer perdão àqueles que o feriram. Peça que mostre o momento certo para agir de acordo com a vontade Dele.

Pergunta facilitadora:
Quais são as pessoas e fatos que você precisa reparar esta semana?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *