Uma decisão pessoal

O 30 Semanas é um programa terapêutico de 30 semanas divididos em 8 grandes decisões (Admitir, Confiar, Entregar, Depender, Obedecer, Confessar, Reparar e Compartilhar). Estas decisões foram orientadas pelo próprio Jesus a seus discípulos, aos que o seguiam e que nós também precisamos tomar. Também é inspirado no já reconhecido Celebrate Recovery (Celebrando a Recuperação) – Saddleback Church – um programa com mais de 30 anos de existência implantado em mais de 90 países, Em outras palavras, o 30 Semanas é uma contextualização do Celebrete Recovery para a realidade brasileira com inserção de abordagens de áreas de recuperação que o programa americano não possui em seu material, bem como o formato de exposição de mensagens na ordem dinâmica do programa.

O 30 Semanas foi implantado para tratar traumas, bloqueios, vícios e maus hábitos em qualquer esfera (igrejas, escolas, trabalho, clinicas. presídios, etc). Estes traumas são muitas vezes causados por abusos físicos, morais e até espirituais. Sua essência está pautada na cura dos males do ser humana, como por exemplo: Orfandade. rejeição, codependência, sexualidade distorcida, vícios, baixa autoestima, Ira, compulsão, pânico, medo, depressão, ansiedade, lutos, perdas, religiosidade e muitas outras áreas que prejudicam o pleno relacionamento das pessoas consigo mesmas, com Deus e com a próximo.

Muitas destas pessoas. sentem-se presas no passado e por mais que tenham fé e desejo de vencer, acabam não conseguindo “romper” nestas áreas e prejudicam não só a si mesmas, mas envolvem todos ao seu redor. O 30 Semanas pode ser aplicado para crianças acima de 4 anos de idade. Todo material já é contextualizado para cada faixa etária e sua aplicação já é contextualizada no formato para tal.

É também fundamentado em quatro grandes pilares que devem ser desenvolvidos e cumpridos ao longo do programa que são:

1) Participação das ministrações das mensagens. Todo participante deve adquirir sua apostila com as 30 mensagens (formato interativo de explicação com perguntas a serem respondidas) e deve também participar das ministrações destas 30 mensagens. Essas levam o participante a refletir sobre sua vida. Após receber à ministração, cada participante é convidado a participar de um grupo de apoio.

2) Partilha nos grupos de apoio, após receber a ministração. Cada participante é convidado a partilhar em um grupo de apoio (separado por gênero, feminino e masculino). Nestes grupos, um líder dará as instruções sobre o formato daquele momento.

Em essência, há duas regras:

1) Cada participante deverá partilhar seus sentimentos e emoções em um tempo entre 3 à 5 minutos, sempre começando pelo líder; e,

2) Tudo o que é partilhado no grupo fica no grupo, ninguém poderá comentar nada em nenhum lugar o que é dito ali. O grupo de apoio também ajuda a todos os participantes não só como um lugar para desabafar, mas também onde cada um aprenderá com o desabafo do outro, pois cada partilha será usada por Deus para edificar a vida dos demais participantes.

3) Escrita da história devida – Memórias

                Cada participante, é estimulado, no início do programa, a procurar alguém de sua confiança para ser seu confidente (uma espécie de padrinho, mas com o papel de ser o ouvinte, incentivador e orientador). O confidente será uma pessoa fundamental na ajuda da escrita da história de sua vida. Em todas as mensagens, existem algumas perguntas para estimular o participante a refletir sobre sua vida, ajudando-o na escrita de suas memórias. Próximo ao final do programa, este participante deverá escrever e ler sua história de vida (ajudaremos neste processo, fornecendo perguntas direcionais). Para ler estas memórias, o participante precisará deste confidente (uma pessoa de confiança), ele será o ouvinte é orará com o participante, selando esta escrita.

4) Trabalhar o perdão e a reparação

Após a escrita e leitura das memórias, vem a identificação dos fatos que lhe causaram dor, das pessoas causadoras, dos traumas sofridos e também a identificação dos sentimentos sofridos. É visto também os erros cometidos pelos participantes, as pessoas que de certa forma foram atingidas e os traumas causados. É trabalhado, então, o perdão mútuo. Deus já nos perdoou e somos convidados a perdoar aqueles que nos causaram danos. Assim, somos estimulados a pedir perdão pelos nossos erros e, principalmente, a nos perdoar pelos erros que cometemos.

Após estas etapas, o programa incentiva cada participante à compartilhar de suas vitórias, testemunhar suas conquistas, convidar e incentivar outras pessoas a participar de um novo ciclo até mesmo como voluntário. Enfim. o 30 Semanas é um programa para quem deseja viver, a cada dia, uma nova e melhor versão de si mesmo.