“Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de dores
e experimentado no sofrimento. Como alguém de quem
os homens escondem o rosto, foi desprezado,
e nós não o tínhamos em estima.”
Isaías 53:3
A palavra “rejeição” significa “ser descartado, ser desprezado, não ter nenhum valor”. Ser rejeitado é crer no que as pessoas pensam e falam em relação a você: “eu nunca quis você”; “não quero saber de você”; “você não tem valor”; “você não é o que eu esperava”; “você não presta”; “tudo que você faz é errado”; “você nunca acerta” etc.
Jesus, um homem que compreendia o que era sofrer e sentir dores, foi rejeitado e desprezado. Ele enfrentou todas essas coisas e muito mais para que pudéssemos ser libertos da rejeição. Esta é uma das áreas em que mais precisamos de restauração e é uma das armas que Satanás mais usa contra as pessoas. Ele não precisa de muito para começar a plantar “sementes de rejeição”. Talvez ele tenha
plantado sementes enquanto você estava no ventre de sua mãe. Ele pode ter trabalhado em sua vida por anos, para que você sempre se sentisse sem valor ou indesejado. O Diabo planta essas sementes tão profundamente que elas se desenvolvem até formar raízes, se multiplicam e podem virar uma árvore imensa.
Aliás, como já abordamos, se pudéssemos expressar em forma de figura os problemas emocionais, teríamos uma árvore. A raiz é a orfandade e a rejeição o tronco desta árvore. Os galhos são as compensações ou válvulas de escape para a orfandade e rejeição. O tipo de semente determina o tipo de fruto a ser colhido.
“Uma árvore boa dá bom fruto; uma árvore ruim,
dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto.”
Mateus 12:33
- Uma vida construída sobre a rejeição
Se você construir sua base de vida na rejeição, na vergonha, no desprezo, em uma autoimagem pobre ou na autocomiseração, todos esses problemas começarão a se desenvolver ainda mais em sua vida. Mas se você estabelecer sua vida na filiação, aceitação e no amor do Pai, então desenvolverá um estilo de vida que gera vida, ou seja, demonstra os frutos do Espírito, que são: domínio próprio, mansidão, fidelidade,
bondade, benignidade, paciência, paz, alegria, amor e muitas outras boas coisas que o céu tem para você. A Bíblia ensina que somos arrancados e, então, enxertados, ou seja, somos replantados e firmados no amor de Deus. Não podemos escolher o nosso passado, mas podemos decidir onde queremos permanecer em nosso presente, transformando assim todo o nosso futuro.
Quando não existe a aceitação, há a rejeição. Essa nos leva a sempre buscar aceitação, em todos os lugares onde formos. Fomos criados para sermos aceitos, para pertencermos, quando isto não ocorre, vivemos reféns da orfandade e rejeição buscando compensações em vícios, codependências, sexualidade distorcida ou até nas máscaras de religiosidade, tentando demonstrar ser quem não somos. Destas situações podem surgir muitas outras, distorcendo a maneira de viver e estabelecer relacionamentos.
A rejeição nasce no físico, contamina o emocional e atrai os espíritos malignos. Quanto mais lutamos pela aceitação, mais somos vencidos pela rejeição, se o fizermos por nossas próprias forças.
Precisamos entender que lutamos contra três sistemas:
- O mundo: Exigências de se ter status, personalidade extrovertida, boa
formação escolar, condição financeira privilegiada, beleza física, entre outros. - A carne: Agasalha a frustração da alma e tenta buscar algum ponto de apoio ou
compensação. - O Diabo: Envia espíritos para continuamente ferir a região já ferida e agravar
mais ainda o que não estava bom.
Apenas um pouco de rejeição pode causar uma ferida para a alma que abrirá uma porta para a ação espiritual maligna, que atuará a partir dali.
Reflita:
Seu nascimento foi planejado pelos seus pais?
Sim ( ) Não ( ) Não sabe ( )
2. Algumas das causas do sentimento de rejeição:
o Gravidez indesejada;
o Tentativa de aborto;
o Uma criança nascida com o sexo “errado” (isto é, pais que desejavam que o filho nascesse com um sexo, mas tiveram outro);
o Uma criança nascida com deficiência, incluindo dificuldades de aprendizagem, problemas físicos e outros;
o Comparações com outro irmão;
o Abandono pelos pais;
o Adoção;
o A morte de um ou de ambos os pais;
o Abuso (físico, verbal, sexual, emocional) e privações de amor;
o Pais com problemas mentais;
o Circunstâncias de privação, como enfermidades crônicas e hospitalização prolongada logo após o nascimento;
o Maus tratos de cuidadores (babás, tios, avós etc);
o Abusos de qualquer esfera de liderança (professores, chefes, patrões, líderes);
o Rejeição de colegas;
o Conflitos dentro do lar;
o Rejeição no casamento, infidelidade ou divórcio;
o Outros ___________________.
Reflita:
Você se identificou com alguma das situações acima?
Sim ( ) Não ( ) Se sim, quais? Sublinhe-as.
- Alguns dos resultados da rejeição (frutos, compensações ou válvulas de
escape):
o Rebelião;
o Ira;
o Amargura;
o Culpa;
o Inferioridade;
o Baixa autoestima;
o Escapismo, incluindo “sonhar acordado”, vícios em drogas, álcool, televisão e trabalho excessivo;
o Criticismo;
o Estilo de vida de pobreza;
o Medo de todos os tipos;
o Desesperança;
o Sensação de inadequação;
o Dureza;
o Desconfiança;
o Autocomiseração;
o Competição;
o Ciúmes;
o Perfeccionismo;
o Outros ______________________.
Reflita:
Com quais resultados você se identificou? Sublinhe-os.
Percebemos que as pessoas que tem algum problema de rejeição acabam, de alguma maneira, tomando atitudes para chamar a atenção. Por exemplo: Na escola, se sentam isoladas das outras, só para ver se alguém vai lá para dar atenção. Estas pessoas entram em um estado de autocomiseração, procurando chamar a atenção até mesmo simulando alguma doença ou problema.
Muitos adolescentes acabam tendo atitudes rebeldes só para buscar atenção dos pais e outras pessoas. Ou seja, usam esta atitude como válvula de escape para compensar o sentimento de rejeição. O pastor Coty nos diz: “A dor emocional é o mais alto nível de tentação que pode nos abordar, induzindo-nos impiedosamente a reações pecaminosas que se transformam em fortalezas espirituais que prendem a alma e contaminam o espírito.”
4. A percepção da rejeição
Um sofrimento insuportável lhe toma a alma de assalto, por que alguém não lhe deu o que você pensava que deveria receber. São pessoas que não têm a percepção correta de suas necessidades ou desejos. A percepção é a forma como se vê as coisas. Muitas vezes você “sente” que alguém o está rejeitando quando, na verdade, não está. Você pode sofrer muito simplesmente por causa de uma
imaginação fértil – precisamos aprender a separar nossas opiniões e ideias do nosso
“eu” real.
Pessoas com raízes de rejeição geralmente não gostam de ser confrontadas, mesmo não tendo problema em confrontar os outros.
A dor emocional é o combustível que nos induz ao ciclo de autodepreciação. É um dos piores tipos de dor que uma pessoa pode sentir. Nos esforçamos mais arduamente para evitar a dor emocional do que a dor física. Somos especialistas em construir sistemas de defesa elaborados para proteger nossas emoções da dor da rejeição.
“Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura;
depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia
e de bons frutos, imparcial e sincera”.
Tiago 3:17
Reflita:
Você tem sido sincero consigo mesmo?
Sim ( ) Não ( )
Tem sido sincero com os outros?
Sim ( ) Não ( )
- Como a rejeição se desenvolve
a) Votos secretos
Alguns dos maiores “tijolos” que usamos nos muros de proteção que construímos para nós mesmos são os votos secretos. São promessas que fazemos a nós mesmos para nos proteger.
Exemplos:
Fato: Fui abusado de diversas formas.
Voto: Não deixarei ninguém mais abusar de minha confiança; não confiarei em ninguém.
Fato: Fui impedido de comer o que queria.
Voto: Quando puder comerei tudo o que eu quiser e ninguém me impedirá.
Fato: Fui privado de comprar o que queria.
Voto: Terei meu próprio dinheiro e gastarei apenas naquilo que eu desejar.
b) Fingimento
Algumas pessoas fingem ser incapazes de amar verdadeiramente e acham ser difícil desenvolver bons relacionamentos. Esse comportamento não é limitado às mulheres. Muitos homens fingem ao adotar uma atitude machista, que eles pensam que deveriam ter. Alguns deles estão sofrendo, mas não admitem isso. Nem mesmo deixam que suas esposas compartilhem sua dor. Há quadros de rejeição tão profundos
que impõem uma realidade emocional insuportável à pessoa, que passa a ter a tendência de negar a realidade e mergulhar no mundo da imaginação, fantasiando e idealizando em sua mente situações absurdas.
c) Autodefesa
Uma das formas de manifestação e desenvolvimento da rejeição é a ira. É a reação automática quando somos rejeitados ou contrariados. Agimos por impulso e não pensamos no que vamos falar ou fazer. Simplesmente reagimos à dor da rejeição e, por vezes, pensamos em vingança. Não importa quem esteja ao redor, ela machuca a todos. As pessoas não podem fazer tudo para agradar, sempre. A vida é cheia de
problemas naturais da própria existência. Mas a rejeição faz com que não consigamos enxergar nem atuar essa verdade, e partimos para a ira e afins
d) Defesa verbal
Trata-se de tentar convencer os outros de que estamos certos, por meio da imposição, da murmuração ou da autocomiseração. A autocomiseração é uma das ferramentas mais utilizadas por um rejeitado: a pessoa cria um ambiente de escassez disfarçado de um cenário de perdas para que as pessoas a aceitem. Contudo, ao invés de aproximar as pessoas, isso faz com que elas se afastem ainda mais. Assim, embora
sempre se busque uma resposta positiva para a autocomiseração, ela acaba provocando mais rejeição ainda.
e) Compra de proteção
Tentamos comprar proteção para que ninguém nos rejeite, sendo agradáveis com as pessoas e/ou dando presentes. Enganamo-nos achando que estamos dando amor livremente aos outros, quando na verdade temos segundas intenções. Isso é uma faceta de um terrível espírito de insegurança, por isso arruína relacionamentos.
Quando descobrimos que alguém nos dá atenção e que podemos desenvolver um relacionamento com essa pessoa, seja um namoro ou amizade, começamos a sufocála, ligando o tempo todo, buscando contato o tempo todo, tolhendo sua liberdade, enchendo de presentes, e coisas assim. Essa situação torna o relacionamento muito difícil, a pessoa sinaliza desconforto e o indivíduo se sente mais rejeitado ainda, criando mais um problema.
Reflita:
Quais os mecanismos de defesa você tem usado?
( ) Votos secretos
( ) Fingimento
( ) Autodefesa
( ) Defesa verbal
( ) Compra de proteção
6. Para se livrar da rejeição, lembre-se que:
a) Você não conseguirá agradar a todas as pessoas
“Ai de vocês, quando todos falarem bem de vocês (…)
Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo:
Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam,
abençoem os que os amaldiçoam,
orem por aqueles que os maltratam.”
Lucas 6:26-28
Somente um tolo tentaria fazer o que nem mesmo Deus faz. É impossível agradar a todos ao mesmo tempo. Ainda que conseguisse fazer com que todas as pessoas gostassem de você, isso não seria uma boa ideia. Significaria apenas que você não tem convicções nas quais acredita profundamente, tampouco um princípio a defender, pois só desse jeito se consegue que todos “gostem” de você.
Resolva de uma vez por todas a questão da rejeição provocada por falta de reconhecimento, aprendendo que as pessoas podem discutir com você, contrariar você, ou até mesmo te irritar, que isto deve levar a repensar sobre sua posição, nunca sobre você. As pessoas podem não gostar de uma opinião, de uma posição, mas, isto não fala quem você é, nem quem elas são, é apenas uma situação pontual que nos faz
crescer. Note que Jesus não disse: Amem seus adversários, ele disse inimigo, pois só temos um adversário, o nome dele é Satanás. Só tem um ser contra nós neste mundo, o restante tem apenas opiniões diferentes, desejos diferentes, e podem até trabalhar para o Adversário, mas são apenas inimigos, que devem ser vencidos pelo amor.
“Pois a nossa luta não é contra pessoas,
mas contra os poderes e autoridades,
contra os dominadores deste mundo de trevas,
contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.”
Efésios 6:12
Reflita:
Você tem tentado agradar as pessoas para ser aceito(a)?
Sim ( ) Não ( )
b) Compreenda que Deus o aceita como você é
“Ainda que me abandonem pai e mãe, o Senhor me acolherá.”
Salmo 27:10
Essa é uma verdade na qual você pode acreditar, uma rocha sólida sobre a qual você deve edificar sua identidade, segurança, alegria e paz: Deus o aceita como você é.
Com base nessa verdade, podemos dizer que a alegria é uma decisão. Você será tão alegre quanto decidir ser. O que as outras pessoas pensam de você não pode roubar a felicidade que Deus deseja para você, a não ser que você permita.
Sempre haverá pessoas que irão desprezar sua aparência, o que faz, aquilo que acredita ou diz. Mas elas não podem controlar as suas emoções, a menos que você permita. A desaprovação ou rejeição delas não podem deixar você devastado.
Quanto mais importante Jesus se torna em sua vida, mais livre você será da desaprovação dos outros. Ninguém, exceto Jesus, tem a capacidade de suprir todas as suas necessidades e mantê-lo constantemente feliz.
Reflita:
Seu humor tem variado conforme a opinião dos outros?
Sim ( ) Não ( )
c) Viva o que Jesus sonhou para você
“Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu,
mente nenhuma imaginou o que Deus
preparou para aqueles que o amam.”
1 Coríntios 2:9
Você precisa se agarrar a essa verdade! Será que quando você chegar no céu, Deus vai perguntar a você coisas como: “Por que você não foi mais parecido com seu irmão, sua mãe ou seu pai? Você era popular? Todas as pessoas gostavam de você?
Você satisfez todas as expectativas delas?”. Ou será que Ele perguntará: “Você cumpriu o propósito para o qual eu o criei?”.
O desejo de ser como os outros ou de ser aprovado pelos outros são armadilhas sutis que distraem e desviam as pessoas do propósito para qual elas foram criadas.
Jesus ama você! Ele não morreu pela imagem que você cria de você. Ele ama você do jeito que você é. Isto é libertador! “Eu sou um filho amado de Deus”.
Seu foco deve ser o de agradar a Deus, para não ser manipulado pela rejeição.
Jesus não era abalado pelas críticas, nem pelo temor da rejeição. Ele vivia para agradar a Deus. Para sermos como Ele devemos agir da mesma forma.
Reflita:
Você decide aceitar o amor de Deus?
Sim ( ) Não ( )
Conclusão
Ninguém atinge a plenitude do propósito de Deus sem aprender a conviver vitoriosamente com as cargas da rejeição.
“Foi para a liberdade que Cristo nos libertou.
Portanto, permaneçam firmes e não se deixem
submeter novamente a um jugo de escravidão.”
Gálatas 5:1
Você tem a liberdade para viver sem a escravidão da rejeição. Esta liberdade está em Cristo Jesus. Deus enviou seu filho para mostrar a cada um de nós que o nosso problema é a orfandade. Jesus deu o exemplo de como devemos nos relacionar com o Pai. Nos mostrou também que não é possível agradar a todos e com isso, mostrou que até Ele foi rejeitado pelas pessoas. Se Ele não conseguiu agradar a todos, muito menos nós o conseguiremos. Mas isso não é um problema!
Jesus tomou nossa rejeição sobre Si. Sua morte e ressurreição compraram para nós a libertação da dor e dos padrões de comportamentos produzidos pela rejeição.
“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte,
não temerei perigo algum, pois tu estás comigo;
a tua vara e o teu cajado me protegem.”
Salmo 23:4
Deus tem um caminho de vitória, proteção e refúgio para você. Mesmo em meio às rejeições que você possa viver, Jesus te chama a uma vida de aceitação. Você é filho(a), herdeiro(a), príncipe/princesa muito especial!
Pergunta facilitadora:
O que você tem feito para buscar a aceitação das pessoas?