DECISÃO 6
CONFESSAR
“Eu vou falar.

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,”
2 Coríntios 5:17-18

CONFESSE UMA NOVA REALIDADE

“Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.”
Tiago 4:10

Decida perder para ganhar: perder o orgulho, o ego, a autocomiseração, os erros e pensamentos de fracasso. Saiba que a vida plena só é possível em Deus. O aprendizado de permitir que o Pai remova
os defeitos de caráter que ainda estão em nós é algo que você deve desenvolver e exercer ao longo dos anos. Existem aspectos que precisam ser removidos por Ele inteiramente, tal como numa delicada cirurgia.

É interessante que na jornada, muitas vezes, você descobrirá novas áreas que precisa restaurar. Esse fato não deve assustá-lo, mas deve sim, levá-lo a agradecer a Deus por Seu cuidado e por seu crescimento em reconhecer. Conforme você se conhecer mais, as lembranças vão surgindo e sentimentos de que nem se lembrava mais vêm à tona. Tudo é um processo de autoconhecimento, com o conhecimento do “alto”.
Certamente você está muito melhor do que estava no início dessa caminhada e já está vivendo sua melhor versão.

Reflita:
Você aceita continuar o desafio de restaurar seus relacionamentos com Deus, com os outros e consigo mesmo?
Sim ( ) Não( )

  1. O que pode atrapalhar a sua decisão de continuar em transformação?

A decisão de submissão a Deus pode ser interrompida quando seus defeitos de caráter de alguma forma estão servindo ou beneficiando apenas a você. Uma pessoa controladora, por exemplo, encontra no controle certa segurança, ainda que falha. Deixar de controlar pode levá-lo a se sentir inseguro, num primeiro momento, pensando: “é mais fácil deixar como está”.
Algumas vezes você terá medo daquilo que pode se tornar, se deixar para trás seus defeitos de caráter. Você nunca saberá como você será até deixar Deus retirar seus defeitos.
Você pode confiar no caráter e amor de Deus, pois Ele deseja te transformar. Será preciso reaprender a ser você mesmo, a ser um novo “eu, alguém transformado por Deus.

Reflita:
Em que áreas de sua vida você já enxerga as mudanças?

2. Como viver a realidade desta confissão

a) Confie plenamente em Deus

“Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.”
Filipenses 1:6

Deus deseja a sua prontidão na entrega de seus defeitos de caráter a Ele. Quando essa prontidão/confissão acontece, Ele age em seu favor.
Durante toda a sua caminhada, você precisa relembrar constantemente do principio de que deve confiar em Deus. Talvez, por ser algo difícil para você, em sua humanidade, relembre esse princípio todos os
dias, de maneira intencional.
Uma das facetas da confiança em Deus é permitir que Ele tenha acesso a todas as áreas de sua vida, e dar-lhe liberdade para mudar, aperfeiçoar ou extinguir algo dentro de você, segundo o Seu querer.
A sua parte é identificar o que o Espírito Santo está lhe mostrando e confessar; o restante, pode deixar que Ele faz.

Reflita:
Em quais áreas de sua vida você ainda não deixou Deus agir?

b) Prepare-se para mudanças

“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.”
Efésios 4:22-24

Se você está passando por mudanças interiores, prepare-se para mudanças exteriores. Prepare-se para novas experiências. Se o seu caráter é novo, você reagirá de forma diferente nas situações da vida. É bem certo que você já deve estar experimentando um maior controle em situações extremas. Se seu problema era o mau hábito de mentir, em sua restauração terá de aprender a como lidar com a verdade e suas consequências. A tentação da conveniência e do orgulho virão, mas a resolução de viver de forma diferente permitirá que você prossiga.
Toda mudança exige um tempo de adaptação. À atenção redobrada nesse tempo é muito importante. Até que novas reações e hábitos tornem-se muito naturais, você poderá se sentir até irritado com suas novas atitudes. A cada dia você alcançará a misericórdia para prosseguir e chegar a novas conquistas.

Reflita:
Você tem notado um certo grau de irritabilidade e desconforto?
Sim ( ) Não( )

c) Preencha o vazio espiritual

“Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso. Como não o encontra, diz: Voltarei para a casa de onde saí. Chegando, encontra a casa desocupada, varrida e em ordem. Então vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele, e, entrando, passam a viver ali. E o estado do final daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim acontecerá a esta geração perversa.”
Mateus 12:43-45

Quando você se submete ao tratar do Senhor e permite que Ele remova seus defeitos de caráter, por vezes terá a sensação de vazio na alma. No trecho acima, Jesus alerta que, quando os poderes do mal são desalojados de nossas vidas, se faz necessário firmar a mente em Cristo. Você precisa se abastecer das coisas do céu, precisa viver as boas notícias. O Evangelho é de boas notícias.
É claro que algumas vezes se abaterão sobre a sua mente várias dúvidas, mas Jesus estará, momento a momento, com você.
Preencha sua mente e sua alma com a alegria de Deus e as novas oportunidades que Ele trará. Não permita que o vazio momentâneo, que vem na hora da mudança, o faça buscar caminhos menores e justificativas para não continuar em transformação.
Avalie seus pequenos atos. Por exemplo: avalie se sempre chega atrasado (a) em seus compromissos agendados. Convide Jesus para ajudá-lo a ser pontual. Fazendo isso, você poderá se deparar com outras falhas mais profundas de caráter: a procrastinação, a preguiça, o egoísmo, o orgulho etc. Será tentador criar justificativas, mas o ponto aqui é enfrentar estas tentações de fuga, confessá-las ao seu confidente e permanecer. O vazio poderá até levá-lo (a) a persistir no erro, mas uma nova atitude te levará às transformações amplas.

Reflita:
Você está sentindo algum vazio em sua alma?
Sim ( ) Não( ) – Se sim, compartilhe no grupo de apoio ou fale com seu confidente.

d) Esteja sempre pronto

“Queremos que cada um de vocês mostre essa mesma prontidão até o fim, para que tenham a plena certeza da esperança, de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida.”
Hebreus 6:11-12

Estar pronto significa posicionar-se para o agir de Deus. Ele nos deu a liberdade de escolha. A sua parte é fazer o que está ao seu alcance, para que Ele faça o que está ao alcance dEle, o sobrenatural.
Quando chegarem os desconfortos decorrentes das mudanças em sua vida, você será tentado a voltar às antigas práticas. Assim, precisará de uma postura de prontidão e fé para que tenha a sensibilidade, o direcionamento e a força dada por Deus em cada situação vivida. Seu papel agora é o de permanecer firme, posicionado e disposto a fazer o que Deus lhe direcionar

“Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.”
1 João 3:9

Reflita:
Você decide tomar um posicionamento diário de transformação?
Sim( ) Não( )

Conclusão:
Deus está operando em você uma verdadeira cirurgia na mente, no coração e na alma, enquanto você está se posicionando para ser transformado por Ele. Toda cirurgia precisa de um tempo de recuperação e para algumas pessoas, o procedimento é mais profundo e por isto a recuperação é mais demorada.
Fique atento a cada passo que você deve dar e posicione-se para receber todo agir sobrenatural de Deus.

Sobre a prontidão:
Posicione-se
Resista
Observe os espaços vazios
Nunca desista
Tenha tempo com Deus
Invista em sua restauração
Domínio próprio é um fruto do Espírito
Atenção às mudanças
Ore sempre

Pergunta facilitadora:
Quais defeitos de caráter você decide hoje, deixar Deus remover?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *