“Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá:”
Salmo 37:5

Uma das primeiras coisas que se aprende ao chegar no ambiente do 30 Semanas é “você não é o seu pecado” e que a partir de um relacionamento com Jesus você pode se tornar um “filho amado de Deus”.
Hoje, depois desta decisão pelo relacionamento com Ele, você vai entender a importância de entregar o controle das suas escolhas a Ele e de viver do modo Dele.
Depois de ter tentado do seu jeito tantas vezes, e de ter sido frustrado tantas vezes, decida acabar com a insanidade de repetir diversas vezes as mesmas atitudes esperando um resultado diferente.
Há pessoas que entram num verdadeiro “ciclo de derrota”, no qual, presas pela culpa, raiva, medo, depressão e falta de perdão, ficam impedidas de terem as melhores atitudes. Elas confiam somente nelas mesmas e não acreditam que podem viver plenas e felizes.
Deus é seu refúgio e fortaleza, um refúgio em que você é protegido. Ele te ama e deseja cuidar de cada área de sua vida. Ele tem grandes planos para você. Aliás, Ele já prometeu que você viveria feliz e plenamente aqui na terra e chamou esta vida de “abundante” ou “zoe”, onde nada nos falta. Jesus disse:

“… eu vim para que tenham vida,
e a tenham plenamente.”
João 10:10

Não viver esta vida abundante na terra, começando o céu por aqui, vivendo a resposta da oração de Jesus (que venha o Teu Reino) é viver aquém do que o Pai tem para você. Isto não quer dizer que os problemas acabarão, não! Mas, é viver na certeza de que o Vencedor está na sua equipe. Por isto você também vencerá.

  1. Entregue suas vontades a Deus

“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive,
mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo,
vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.”
Gálatas 2:20

Entregar-se é uma atitude que se expressa em todas as suas decisões: quando decide trabalhar, se casar, estudar, viajar, comprar, vender, comer ou pensar. Toda e qualquer ação dos que já se encontraram pessoalmente com Jesus nasce da decisão inicial de entregar a Ele o controle de tudo.
Entregar-se, render-se, pode parecer fraqueza mas, na verdade, é uma atitude para os fortes. Não é um conceito em alta em nossa sociedade pós-moderna, tão centrada no hedonismo, egoísmo e vaidade. Esta é, porém, a única e melhor escolha que você pode fazer. O caminho contrário será o de uma vida insegura, desgovernada, sem satisfação ou destino certo. Entregar-se é uma atitude de fé e coragem, pois nem sempre você terá todas as respostas. Entretanto, é única maneira de se viver plenamente tudo o que Deus tem para você. Como disse o pastor Watchman Nee: “Pela revelação, nós conhecemos a Deus; pela rendição conhecemos Seus caminhos.” em um dos seus sermões.
Você é cheio de vontades, desejos e opiniões. É bom para julgar, pensar e tentar, mas o desafio é, em todo tempo, colocar tudo nas mãos de Jesus, para que Ele cuide, direcione e transforme.
Você precisa entender que o mundo tem um padrão de decisão, no entanto a Palavra de Deus coloca:

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se
pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar
e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12:2

O padrão deste mundo é: “faz bem para mim? O que eu ganho com isto? Faz bem a alguém que eu conheço?” Você não pode tomar suas decisões apenas no que é, aparentemente, bom ou ruim para você. Este é o padrão do mundo. O nosso padrão é: “qual é a vontade do Pai? O que Jesus faria nessa situação?”
Entregar-se a Deus é deixar suas próprias vontades e viver a vontade Dele, de forma sacrificial, a fim de mudar o que precisa ser mudado. Definitivamente, render-se não é para covardes! Da mesma forma, render-se a Deus também não significa desistir de pensar, pois Ele não desperdiçaria a mente que lhe concedeu. Também não significa eliminar a própria personalidade, pois certamente Ele quer utilizar a sua singularidade de forma especial.
Seja intencional! Pergunte a Deus o que Ele deseja de você em cada situação. Renda-se à Sua vontade, que é boa, perfeita e agradável. Ele sabe do que você precisa.

Reflita:
Você tem o desejo de viver uma nova vida?
Sim ( ) Não ( )

2. Obedeça aos direcionamentos de Deus

“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.”
João 14:15

Obediência é proteção. Toda pessoa que decide obedecer a Deus e a seus mandamentos encontra uma vida melhor e mais feliz, pois é protegida de decisões erradas, precipitadas e maléficas.
Quem obedece a Deus demonstra seu amor por Ele e pode viver plenamente a vida que o Senhor preparou.

“Porque nisto consiste o amor a Deus: obedecer aos seus mandamentos.
E os seus mandamentos não são pesados.”
1 João 5:3

A obediência em amor é leve. Isto não quer dizer que sempre será fácil, até por causa das nossas vontades, desejos e percepções humanas, mas, sempre que se obedece, pautado no amor de Deus, pode-se ter certeza de que está no caminho certo.
Muitos querem obedecer a “novas ordens” de Deus, quando nem as antigas estão sendo cumpridas. Você não pode ser assim. Sempre que o Espírito Santo o levar ao conhecimento de uma verdade, e esta verdade o levar a uma nova atitude, permaneça em obediência. Muitos não recebem novos direcionamentos e não vivem novos patamares, pois deixaram de obedecer direcionamentos já colocados
anteriormente. Obedeça integralmente os direcionamentos de Deus e viva todo o processo que Ele tem para você.

Reflita:
Você acredita que existe alguma atitude de obediência que precisa ser restabelecida
em sua vida?


3. Siga o exemplo de Jesus

“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus.”
Filipenses 2:5

O apóstolo Paulo está falando sobre a maneira como uma pessoa normalmente procede e se comporta, de acordo com suas intenções e motivações. Em algum momento, aquilo que você diz estar em nosso coração, mente e intenção, precisa se revelar em atos. Como escreveu o pastor e empresário Dave Gibbons: “a convicção deve ser casada com a ação, e a mente, com o movimento” (Mundo Cristão, 2015).
Nosso perfeito exemplo é Jesus, que fazia tudo em amor, em palavras e em ações. Jesus sempre soube como e quando agir, até mesmo nos momentos mais difíceis. A Palavra de Deus diz que nossa atitude deve ser idêntica à de Cristo. Reflita se sua vida tem seguido o exemplo de Jesus em:

o Suas atitudes;
o Suas decisões;
o Seu relacionamento com Deus;
o Sua concepção sobre si mesmo;
o Seus relacionamentos com outras pessoas.

Jesus sempre buscou em Deus o poder para continuar, para decidir, para escolher, para cada passo e em cada dia. Lemos alguns exemplos bíblicos:

“Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar,
e passou a noite orando a Deus. Ao amanhecer,
chamou seus discípulos e escolheu doze deles…”
Lucas 6:12-13
“Então Jesus foi com seus discípulos para um lugar chamado Getsêmani
e disse-lhes: “Sentem-se aqui enquanto vou ali orar.”
Mateus 26:36
“Jesus passava o dia ensinando no templo; e,
ao entardecer, saía para passar a noite no monte chamado das Oliveiras.”
Lucas 21:37

São vários os textos que revelam Jesus buscando em seu Pai a resposta, a direção e forças. Ele não precisava de nada disto, mas a própria Palavra diz que Ele decidiu se esvaziar, tornando-se figura humana, tendo as mesmas tentações e as mesmas dores que nós. Jesus venceu cada uma delas, mostrando que vale a pena entregar tudo ao Pai.

Reflita:
Há alguma área de sua vida que não esteja completamente entregue a Jesus?
Sim ( ) Não ( )

4. Creia que a vontade de Deus para você é sempre boa

“‘Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de
fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um
futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me
procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração’.”
Jeremias 29:11-13

O pedido feito a você hoje é que você se “sente na garupa de Jesus, na moto da vida” e confie que nas curvas mais fechadas e nas retas mais planas, Ele está na direção, apenas agarre-se a Ele. Entregue-se a Jesus, pois Ele te ama. Submeta-se a Ele, pois Ele morreu para que você pudesse experimentar esta linda vida, que está apenas no começo, pois é eterna.
Paulo fala sobre submeter-se, trazendo o mesmo princípio, ensinando dentro do contexto familiar.

“Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres
estejam em tudo sujeitas a seus maridos. Maridos,
amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja
e entregou-se a si mesmo por ela.”
Efésios 5:24-25

Por que a submissão pode ser um assunto tão delicado, dentro e fora da família? E por que algumas pessoas têm dificuldade de se submeter a Cristo?
Simplesmente porque têm dificuldade de acreditar em seu amor. Se você sabe, de fato, que Deus o ama, como não se entregar à tanta fidelidade, amor, graça, misericórdia e doação? Como não se entregar a alguém que deu a sua própria vida por você? E este é o chamado a todos os maridos, que amem suas esposas, como Cristo amou a Igreja e por ela se entregou. Como não ter um relacionamento apaixonante
com este Deus de Amor, que sempre quer o nosso bem?

Reflita:
Você tem alguma dúvida sobre a bondade de Deus sobre você?
Sim ( ) Não ( )

Conclusão
Decida entregar o controle a Jesus e buscar a ajuda do alto. Neste ambiente, você já pode se declarar um vencedor. Há vitórias presentes e futuras para quem decide dizer “sim” aos processos de Deus.
Comprometa-se a fazer a vontade do Pai em todas as ocasiões. A vida está repleta de oportunidades, grandes e pequenas, que o cercam todos os dias. A cada circunstância, tenha o discernimento do que é vontade de Deus e o que não é. Tenha um caráter ensinável e sensível aos apontamentos de Deus. Obedeça-o e viva o melhor a cada dia.
Talvez você chegou até aqui com o rótulo de fracassado(a), depressivo(a), ansioso(a), drogado(a), depravado(a), irado(a), codependente, rejeitado(a), religioso(a), compulsivo(a), procrastinador(a). Talvez, você sinta que o Diabo está a todo tempo apontando em sua direção para acusá-lo. A partir de hoje, viva com a sua identidade de filho(a) amado restaurada. Você é um mais que vencedor!

“Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores,
por meio daquele que nos amou.”
Romanos 8:37

Pergunta facilitadora:
Qual área da sua vida ainda não está sob o controle completo de Jesus?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *