“Entregue suas preocupações ao Senhor,
e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair.”
Salmo 55:22

A mudança de atitude começa pela rendição, que significa entregar-se, dar-se por vencido. Neste contexto, decida confiar e entregar sua vida aos cuidados de Deus, assim como suas escolhas e caminhos.
Permita-se viver uma vida plena e não uma vida de acasos. Convide Jesus para reconstruir sua história. Quando se confia em alguém, como confiamos em Deus, Ele pode fazer o que quiser que estamos dispostos a ir, a obedecer, a entregar. Deus é tão bom que nos dá o controle de nossa vida, deixa que decidamos o que fazer: a quem se entregar, em quem confiar. O que Ele espera de volta é que cada um junte tudo de sua vida e devolva para Ele. Quando fazemos isto, diz a Bíblia que somos como os nascidos
do Espírito:

“O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer
de onde vem nem para onde vai. Assim acontece
com todos os nascidos do Espírito.”
João 3:8

Neste texto Jesus mostra como devem ser livres os pés dos nascidos do Espírito. Onde o Vento soprar, vamos. O texto nos ensina que o Vento tem vontade, tem voz e age. E os que foram alcançados pelo Espírito devem sempre atentar ao seu mover, às suas mudanças. Diante deste princípio, podemos aprender que o filho amado é aquele que está disposto a mudar, pela vontade do Pai.

“Se Deus tiver que escolher entre o seu bem estar
e o seu crescimento, Ele já escolheu.”
Pastor Carlito Paes

Reflita:
Você tem dificuldades com mudanças?
Sim ( ) Não ( )
Um encontro real com Jesus, com seu amor, pressupõe rendição. Vamos aprender um pouco mais sobre este assunto.

  1. Como vivem os que se entregam a Deus

“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus
para fazermos boas obras, as quais Deus preparou
de antemão para que nós as praticássemos.”
Efésios 2:10

Filhos vivem na casa do Pai, seguem os passos do Pai, desejam ardentemente ser como o Pai. Eles querem ser escutados e escutar o Pai, estar tão perto do Pai ao ponto de ouvir as batidas de Seu coração. Deus deseja isto de seus filhos. Que privilégio imensurável! Nosso Deus e Pai do Senhor Jesus Cristo, e nosso, não está longe lá no céu, como diz o poeta, Ele prometeu ficar bem pertinho de cada um. Na verdade Ele está habitando dentro de nós, pelo Seu Espírito. Como filhos somos completamente dirigidos por esta verdade.
Como nos diz o devocional de Oswald Chambers, Tudo para Ele: “O Filho foi obediente como nosso Redentor, porque era Filho, e não para tornar-se filho de Deus.” Não é o que fazemos que define quem somos, mas o que somos define o que fazemos.
Como filhos amados do Pai bondoso, somos livres o bastante para viver completamente submissos a vontade do Pai. Paulo vai chegar à conclusão de que ele foi liberto para se tornar escravo de Cristo e que isto é o grande privilégio da liberdade.

“Pois aquele que, sendo escravo, foi chamado pelo Senhor,
é liberto e pertence ao Senhor; semelhantemente,
aquele que era livre quando foi chamado, é escravo de Cristo.”
1 Coríntios 7:22

Render-se a Deus é algo maravilhoso. Na verdade, é uma resposta do nosso coração à Sua misericórdia e amor. Somos convidados a nos entregar a Ele, não por obrigação ou medo, mas por amor.
Reflita:
Sua vontade está completamente entregue a Deus?
Sim ( ) Não ( )

  1. O que o impede de se entregar completamente?

O medo e o orgulho impedem a nossa total entrega a Deus. Muitas vezes, queremos, a todo custo, ter a sensação de controle em nossa vida. Cremos, falsamente, que apenas nós mesmos sabemos o que é bom ou ruim. O resultado é que trilhamos caminhos tortuosos e escuros, longe de Deus. O caminho da rendição pode parecer arriscado, mas o da independência é muito mais e tem consequências trágicas.
Todas as razões para não nos rendermos são carnais e filhas do espírito do medo, insegurança do amanhã, conforto de hoje, desconhecido a frente, incapacidade atual e a sensação de solidão. A plataforma paralisante está pronta e o amor de Deus implode este local de prisão, nos dando a liberdade de viver todas as mudanças que Ele dispõe para andarmos nelas.

“No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo,
porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não
está aperfeiçoado no amor. Nós amamos
porque ele nos amou primeiro.”
1 João 4:18-19

O medo pode ter muitas raízes ou justificativas, porém ele sempre surge de um só lugar: da falta de confiança em Deus. Confiar naquele que nos amou será o fator fundamental para uma vida rendida.
Uma segunda dificuldade para a total rendição é o orgulho. Este sentimento traz falsas crenças acerca de nós mesmos, ficamos cegos pela soberba, cremos que podemos ter o controle sobre tudo e todos, não vemos nossas próprias limitações e fragilidades. Jesus, contudo, nos lembra uma simples verdade:

“Quem de vocês (…) pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”
Mateus 6:27
O sábio nos diz:
“O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.”
Provérbios 16:18
“O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos.”
Provérbios 16:5
“O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra.”
Provérbios 29:23

Reflita:
O que tem impedido você de render-se a Jesus?
Medo ( ) Orgulho ( ) Nada me impede( )

  1. O caminho para a entrega completa

Render-se se parece com santificar-se. As duas são atitudes pontuais e contínuas. Para ser santo, basta se entregar ao Santo do santos. Mas, esta atitude é também contínua. Com a rendição acontece exatamente o mesmo. Quando você se rende hoje, está completamente entregue ao Pai, cremos nisto, mas amanhã
necessitará render-se novamente, e depois de amanhã também. Até o último dia de nossa vida, é preciso render-se e creditar a Deus a razão. Essa será a nossa melhor atitude, e deve ser a última, como foi com Jesus, antes de sua morte na cruz.

“Jesus bradou em alta voz: ‘Pai, nas tuas mãos
entrego o meu espírito’. Tendo dito isso, expirou.”
Lucas 23:46

Como render-se é dar a Deus o crédito, temos também que entender, de umavez por todas, que em relação a Deus, Ele sempre tem razão e a nós cabe o arrependimento

“Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso.
Como está escrito: ‘De modo que são justas
as tuas palavras e prevaleces quando julgas’.”
Romanos 3:4

Algumas atitudes são essenciais aos que se rendem:

a) Arrependimento

“Arrependam-se! Desviem-se de todos os seus males,
para que o pecado não cause a queda de vocês.
Livrem-se de todos os males que vocês cometeram,
e busquem um coração novo e um espírito novo.”
Ezequiel 18:30-31

Arrependimento é a chave para começar a aproveitar a liberdade de sua relação de amor com Deus. O verdadeiro arrependimento é capaz de afetar todo o nosso ser e transformar inteiramente nossa visão de vida. Isso acontece porque o arrependimento nos faz ver as situações e a nós mesmos do ponto de vista de Deus ao invés do nosso.
Arrepender-se é mais do que se sentir mal por causa das consequências ruins de um mau hábito, uma decisão ou atitude ruim que tivemos. É uma postura de refazer caminhos, entregando nossa velha vida e pecados a Deus e buscando Nele uma nova forma de viver.
É comum ouvirmos pessoas dizerem, com orgulho: “não me arrependo de nada!”, como se o arrependimento fosse sinônimo de uma rejeição a si mesmo. Pelo contrário, o arrependimento é uma demonstração de amor a Deus e visão real de si mesmo. Ele não está procurando uma forma de puni-lo, mas está esperando, de braços abertos, sua entrega a Ele e que você receba seu amor.

Reflita:
Há alguma decisão ou atitude em sua vida que se arrepende?
Sim ( ) Não ( )

b) Submeter-se às orientações de Deus

“Entregue suas preocupações ao Senhor,
e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair.”
Salmo 55:22

Em toda a Bíblia encontramos poderosas histórias sobre homens e mulheres que obedeceram a Deus. Uma das histórias mais impressionantes é a de um homem que obedeceu a Deus quando isso parecia uma loucura: Noé. Conforme relato de Gênesis 6, Deus pediu que Noé construísse uma arca. Submetendo-se às orientações de Deus, esse homem salvou sua família do grande dilúvio. Ele confiou no que o Senhor falou, pois O conhecia e tinha intimidade com Ele. Deus fala principalmente através da Palavra, da Bíblia, mas não apenas por ela. Ele fala através de seus profetas, seus líderes, família, circunstâncias e a paz do coração. Deus está sempre falando algo ou não falando algo, Ele é ativo, o que nos diz muito sobre o que nosso coração está perguntando. Esteja atento ao falar do Espírito e submeta-se.

Reflita:
Tem alguma palavra que Deus está falando a você e ainda encontra resistência?
Sim ( ) Não ( )

c) Confiar nos planos de Deus

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês,
diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar
e não de lhes causar dano,
planos de dar-lhes esperança e um futuro.”
Jeremias 29:11

Confiar em Deus é a atitude mais acertada que um ser humano pode ter. Esta confiança nos dá segurança, alegria e força para enfrentar qualquer desafio que esteja à nossa frente. Ele é fiel e bom, e nunca desampara nem abandona aqueles que confiam Nele.
Você precisará decidir confiar todos os dias. O castelo da desconfiança, em nossa mente, não foi construído da noite pro dia, assim como a destruição dele e a construção de colunas que nos elevam às regiões espirituais também acontece lentamente, por um processo.
É verdade que não é fácil render-se. Muitas forças contrárias, fatos e até mesmo pessoas nos convidam a desconfiar e a desistir. Contudo, não permita que nada, nem ninguém, atrapalhe esse caminhar. Siga em frente, vivendo a cada dia mais confiante naquele que o amou antes mesmo de você nascer.

Reflita:
Você decide confiar em Deus?
Sim ( ) Não ( )

d) Ter um caráter ensinável

“Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és meu Deus;
que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.”
Salmo 143:10

Esse será um processo contínuo que nos levará ao crescimento e a uma metanóia, ou seja, uma mudança em nossa forma de pensar. A cada oportunidade em que seguirmos a vontade de Deus, viveremos mais um passo desse processo, promovido pelo próprio Senhor:

“Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês,
vai completá-la até o dia de Cristo Jesus”
Filipenses 1:6

Você nunca está sozinho nessa caminhada. Você tem o Senhor, nosso Deus, Seu Espírito em nós e tem amigos, irmãos, companheiros de caminhada, o 30 semanas.
Nunca despreze uma lição do Espírito Santo: pode ser uma frase, um insight que você recebeu na hora da ministração, na hora da partilha; aprenda sempre com todos a sua volta.

Reflita:
Você se percebe ensinável?
Sim ( ) Não ( )

e) Viver o presente, construindo o futuro um dia de cada vez

“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias
preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.”
Mateus 6:34

Devemos tomar uma decisão de cada vez e viver um dia de cada vez. Se permanecermos presos ao passado ou constantemente preocupados com o futuro, desperdiçaremos o precioso tempo do presente. É somente no presente que a mudança e o crescimento podem acontecer.
Ao buscar uma nova atitude, foque nela até que se torne um hábito, enquanto adota outras atitudes positivas pelo caminho. Não desperdice tempo, aproveite toda oportunidade para obedecer e estar cada vez mais perto da sua cura.

Reflita:
Você tem perdido mais tempo avaliando
Seu passado? ( ) Seu presente? ( ) Seu futuro? ( )

Conclusão

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados,
e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo
e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração,
e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”
Mateus 11:28-30

A mudança de atitude é sempre desafiadora, contudo, quando a fazemos ao lado de Jesus, sempre encontraremos descanso, como Ele promete. Jesus não está convidando os perfeitos e os descansados, mas os que estão cansados, sobrecarregados, pecadores, falhos, imperfeitos, aqueles que têm atitudes
autodestrutivas etc. Ele nos chama a mudar nossa maneira de viver e nos promete descanso.
Uma das maiores barreiras para o crescimento é a acomodação. Decida abandonar os velhos caminhos, mesmo que pareça difícil, e adote atitudes de perseverança, determinação, disciplina e coragem. Não tenha medo de pedir ajuda de Deus e nossa. Dessa forma, as transformações serão experimentadas diariamente em sua vida, e os resultados serão incríveis. Como relembra o autor Marcos Souza Borges,
conhecido como Coty, “Aquilo que você reconstrói é sempre melhor do que o que você construiu”.

Pergunta facilitadora:
Quais áreas de sua vida você decide entregar a Jesus hoje?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *