DEPENDER
Eu preciso depender.
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”
Mateus 6:33

Dependendo um dia de cada vez

“Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros;
contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? (…)
Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo
mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.”
Mateus 6:25-34

Viver um dia de cada vez é uma decisão diária. Parece algo óbvio, mas você precisa ter a plena consciência de que, todos os dias, será tentado à depressão (focar no passado), ou ao estresse (focar no presente), ou à ansiedade (focar no futuro), algumas vezes os três no mesmo dia. Perceba que o pensamento de escassez constantemente tentará atormentar você, oprimindo com a sensação de que está faltando algo, de que não você tem o suficiente, de que não conseguirá enfrentar as circunstâncias e de que será muito difícil decidir fazer o que realmente precisa ser feito. Por causa disso é importante colocar em prática o princípio que aprendemos com Jesus: basta a cada dia o seu mal. As decisões são tomadas em relação aos desafios de agora. Se ontem você venceu, isso apenas revela que você pode conseguir novamente e, se tropeçou, levante-se, pois hoje um novo dia e uma nova oportunidade estão sendo dadas, para você vencer.

Deus tem revelado grandes verdades sobre o Seu Reino e sobre a nossa vida. Algumas delas Ele ainda não revelará até que você esteja preparado para recebê-las. Continue, confiante, seguindo firme, em frente, e não fique ansioso ou preocupado.

Talvez, você queira saber alguns porquês. As coisas que você já sabe, são as que você precisa atuar e até combater. Há algumas que Deus ainda não revelou a você, isso porque Ele deseja que você se preocupe primeiro com aquilo que já sabe. Aquilo que você ainda não sabe, ou em que não consegue ter ação, é o que Ele está cuidando. Dependa de Deus!

Não perca tempo imaginando como resolver algo que você não sabe. Se você não sabe é porque você não deve saber, pelo menos por enquanto.

Por outro lado, alguns de nós não tomamos atitudes com relação ao que já sabemos. Pensamos que confiar em Deus é sobre orar e ficar parado, esperando Deus agir. Isso não é confiar em Deus, está mais para “preguiça”. Confiar e descansar Nele é orar crendo que tudo depende Dele e agir como se tudo dependesse de nós.

Como depender de Deus um dia de cada vez?

  1. Negue-se a si mesmo e faça a vontade de Deus

    “Jesus dizia a todos: Se alguém quiser acompanhar-me,
    negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.”
    Lucas 9:23

    Tomar a cruz é uma escolha e também uma condição diária para o discípulo de Cristo. Nesse versículo, Jesus fala aos seus ouvintes que “se alguém quiser” segui-Lo, “tome” a própria cruz, ou seja, é uma escolha voluntária e individual.
    O Senhor traz ordem para todas as áreas de sua vida. Enquanto estamos preocupados apenas conosco mesmos, as coisas ficam fora de lugar. Quando nosso foco e nossa prioridade estão em Cristo, tudo fica equilibrado. Tudo ficará bem administrado, porque há um perfeito administrador.
    Quando negamos a nós mesmos, percebemos que ganhamos algo de muito valor em Cristo. Não tenha medo de abrir mão de si, porque Jesus vale muito mais a pena do que seu conforto.
    Uma decisão de negar-se hoje o capacita a ir a outro nível amanhã. Muitos querem vencer inimigos novos, quando ainda não venceram os antigos. Observe o que nos diz Josué diante do desafio da travessia do rio Jordão:

    “Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês.”
    Josué 3:5

    A nossa parte é sobre o hoje; o amanhã é com o Senhor. Vença hoje e deixe que o Senhor continue a nos dar a vitória amanhã.
  2. Reconheça sua identidade de filho

    “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome,
    deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.”
    João 1:12

    A maneira como você reconhece e se refere a Deus é que vai demonstrar se você se considera filho ou não. Como coloca o Pastor Craig Groeschel: “Como você tem chamado Deus? Sua resposta pode ser um indício de que você o conhece bem; ou não” (Vida, 2012). Quanto mais nos relacionamos com Deus, mais O reconhecemos como Pai e mais nos reconhecemos como filhos.
    A identidade de filho reconhecida, aplicada e vivida com intensidade pode ressignificar feridas do passado, empoderar o presente e valorizar o futuro. Reconheça-se como filho, mas na perspectiva do Pai, não baseado em suas experiências, sejam elas boas ou péssimas.

    3. Permita-se descobrir coisas novas diariamente

    “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus,
    mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre,
    para que sigamos todas as palavras desta lei.”
    Deuteronômio 29:29

    Tenha em mente que você descobrirá coisas novas todos os dias, portanto, você precisa estabelecer metas para sua vida. Isso não significa que você precisa ter uma agenda minuciosa e detalhada do que você fará nos próximos dois, cinco, dez, vinte ou trinta anos, mas você precisa ter em mente quem você deseja ser neste tempo.
    Você recebe ou tem recebido palavras de promessas sobre sua vida? O que Deus diz sobre você? É nessa perspectiva que desejamos que você viva. Seu futuro é brilhante e Deus tem grandes promessas para cumprir em sua vida. Ele deseja se revelar a você mais e mais. Nossa fé deve nos sustentar e nos levar a uma nova perspectiva a cada dia.
    Precisamos viver o Reino e “passar o bastão” para nossa descendência. Nossos filhos, netos, bisnetos, deverão receber esta herança. Somos chamados para levar esta realidade, da novidade da vida no Reino, por todos os ambientes em que andarmos.

    “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação.
    As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”
    2 Coríntios 5:17

    Há uma expectativa do céu sobre você, quando você chega em qualquer ambiente. Jesus nos convida a viver a plenitude da vida enquanto filhos, herdeiros, príncipes e embaixadores Dele aqui neste mundo, em todos os lugares em que formos, vivendo o melhor Dele a cada dia.

    Reflita:
    Quem você sonha ser?


  1. Dependa apenas hoje

    “Pois as suas misericórdias são inesgotáveis.
    Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade!”
    Lamentações 3:22-23

    O presente existe como uma dádiva e é dado em porções pequenas, um dia de cada vez. Temos apenas o hoje! Entender essa verdade é fundamental na luta contra a ansiedade. O pregador Charles Spurgeon disse que: “a ansiedade não esvazia o amanhã de suas tristezas, mas apenas esvazia o hoje de suas forças”.
    Grande parte da cura das dores do passado tem a ver com vencer no campo de batalha da mente. Você não precisa se sentir bem com algo antes de tomar uma decisão que sabe ser a certa, como perdoar alguém ou deixar de ficar ansioso por uma situação futura. Ou seja, não dependa de seus sentimentos. Faça o que é preciso fazer.
    Em primeiro lugar, permita-se lembrar de momentos difíceis do passado; em segundo lugar, viva o presente por meio do sangue de Jesus, que lava as experiências difíceis que viveu até aqui; por fim, gere com expectativa o futuro que Deus prometeu a você.
    Se aconteceu um abuso na infância, por exemplo, é possível trazer o fato à memória, perceber que o sangue de Jesus traz o perdão, a cura e a capacidade de perdoar quem causou essa ferida; e, de forma profética, declarar a cura e cicatrizar o que estava aberto e trazia dor, abrindo espaço para um futuro de glória, sendo capaz de abençoar pessoas justamente na mesma situação.

    Reflita:
    Como você tem guiado suas emoções?


  1. Faça para servir e não para ser visto

    “E quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo;
    como o Filho do homem, que não veio para ser servido,
    mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”
    Mateus 20:27-28

    Vivemos em uma sociedade que supervaloriza princípios que são destrutivos para as pessoas, como o egocentrismo, o narcisismo e o consumismo. Além disso, valoriza-se os outros pelo que possuem ou representam, e não pelo que realmente são.
    Jesus nos convida a viver como Ele viveu. Como vemos nesse texto de Mateus, Ele não valorizava a fama, mas o amor pelas pessoas. A ênfase dada por Ele em toda a Sua vida e ministério era na humildade e no serviço ao próximo. Se pararmos de viver em busca de objetivos egoístas e começarmos a viver os valores do Reino de Deus, com toda certeza, a começar de nós, teremos uma sociedade mais justa, menos egoísta e individualista e, principalmente, melhor para se viver. Aprenda a identificar hoje quais oportunidades você tem de servir quem está à sua volta.

    Conclusão
    “Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará
    a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir,
    e lhes anunciará o que está por vir. Ele me glorificará, porque
    receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.”
    João 16:13-14

    O Espírito Santo veio até nós, Ele mora dentro dos que crêem e capacita a todos os que se rendem e sabem que precisam, de coração, depender integralmente do Pai.
    As lutas, desafios, problemas e dores não desaparecerão, algumas até aumentarão, pois agora temos consciência das questões espirituais que as envolvem, mas há alguém em nós e conosco, o que faz toda a diferença. Ele é quem nos capacita a viver, todos os dias, a verdade do amor de Deus, nos caminhos que o Pai preparou para que andássemos neles. Ele está com você. Dependa Dele todos os dias de sua vida e nada irá deter você.

    Pergunta facilitadora:
    Em quais áreas você não tem conseguido depender de Deus?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *