DECISÃO 7
REPARAR
“Eu me disponho a reparar.”
“Como vocês querem que os outros lhes façam,
façam também vocês a
eles.”
Lucas 6:31

INICIANDO O PROCESSO DE REPARAÇÃO

“Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.”
Mateus 5:8

Chegou a hora de lidar com aquilo que você escreveu em suas memórias. Muitos guardam segredos a vida toda, no entanto esconder essas verdades pode ter um alto preço: a perda do respeito próprio, de energia e escravidão diante dos maus hábitos são alguns desses altos preços. Admitir e confessar, esses segredos, em voz alta tira o poder que eles têm sobre nós. Eles perdem sua força quando verbalizados. Temos a promessa da cura, como está na Palavra:

“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e
orem uns pelos outros para serem curados.
A oração de um justo é poderosa e eficaz.”
Tiago 5:16

Ao verbalizar seus erros e segredos, você:

a) Perderá a sensação de isolamento;
b) Perderá a relutância em perdoar;
c) Perderá sua arrogância e orgulho;
d) Perderá sua tendência de negar a verdade;
e) Ganhará a cura prometida por Deus na Bíblia;
f) Ganhará a liberdade completa;
g) Ganhará o apoio das pessoas.

Isso o encorajará a andar próximo ao seu confidente. A partiIlha aproxima as pessoas. E, também, quando você confessa, é levado a um novo nível de maturidade, ousadia e coragem. Como disse o autor John Maxwell: “Um homem deve ser grande o suficiente para admitir seus erros, esperto demais para tirar proveito deles e forte o bastante para corrigí-los” (Thomas Nelson Brasil, 2015).
Muitos até admitem que erram, estão dispostos a reparar seus erros, a sairem da superficialidade e limitações emocionais, mas querem fazer isto de forma muito drástica. É como se estivessem andando de carro em uma movimentada rodovia e resolvessem parar no meio dela. Certamente, o tráfego intenso os atropelaria e causaria um engavetamento de grandes proporções. Você não pode parar no meio da via, para resolver seu problema, mas também não pode continuar como se nada tivesse acontecido. À reparação é exatamente isto. É, logo depois de tomar consciência de que aconteceu algo de errado em sua história, identificada a pessoa que está envolvida no erro, verifica-se a necessidade da reparação, mas isto não pode ser feito de forma irresponsável.

Um ponto importante é ter sabedoria quando for fazer as reparações. Seu confidente poderá ajudar neste processo, porém, vale lembrar que pedidos de perdão e reparações devem ocorrer de tal maneira que não tragam mais danos do que já foram causados, você não pode parar para consertar um erro, causando prejuízos ainda maiores. Exemplo: Um homem, em sua juventude, força a namorada a fazer sexo. Passados muitos anos, eles não estão mais juntos. Agora ele vai procurá-la para pedir perdão, mas ela deve estar casada, com filhos. Pode não ser possível, nem sábio falar com ela. Porém, este pecado deve ser confessado diante de Deus e de seu confidente. Se o Espírito Santo indicar, pode-se escrever uma carta, breve e objetiva, fazendo o pedido de perdão.
Outro exemplo: Uma pessoa usava drogas e chegou até a traficar. Uma das pessoas que conviveu com ele chegou a morrer de overdose, por conta das drogas que esta pessoa consumiu, comprando dela. Não é possível fazer reparações através de um encontro, porém, deve-se falar com Deus, e certamente o perdão acontecerá. Esta pessoa pode se voluntariar para dar palestras em escolas, um modelo muito válido de reparação.

Reflita:
Você consegue assumir seus erros com frequência?
Sim ( ) Não( ) Nem sempre ( )

O que fazer com as verdades descobertas na escrita de minhas memórias?

1) Confesse suas falhas, ressentimentos e pecados

“Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa
e os abandona encontra misericórdia.”
Provérbios 28:13

Deus quer que você se torne próspero e admita que erro é realmente erro, que é “culpado”. Você precisa confessar, francamente, os erros e pecados que descobriu em suas memórias. Para quem confessa suas falhas, a vergonha cessa e se dá início a uma nova realidade.
A confissão é também necessária para a comunhão, pois nossos pecados erguem uma barreira entre nós e o Senhor, entre nós e a nossa missão, e entre nós e as pessoas. Seus pecados arrancam você dos planos que Deus preparou para que andasse neles.

“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus
para fazermos boas obras, as quais Deus preparou
de antemão para que nós as praticássemos.”
Efésios 2:10

Não perca nem mais um minuto de sua vida, fora do plano de Deus pra você. Reconheça, confesse e repare seus erros.

Reflita:
Você já conseguiu identificar os fatos e as pessoas que te feriram?
Sim ( ) Não( )

2) Obedeça a orientação de Deus, preste contas

“Portanto, você, por que julga seu irmão? E por que despreza seu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus. Porque está escrito: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, diante de mim todo
joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus. Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.”
Romanos 14:10-12

A Bíblia é muito rica quando o assunto é prestação de contas. Ninguém consegue viver de forma irresponsável, se tiver consciência de que um dia estará diante de Deus para um acerto final de contas.
A confissão significa que concorda com Deus acerca de seus erros e pecados, e que Ele é capaz de restaurar sua comunhão com a missão dEle, consigo mesmo e com as pessoas à sua volta.
Encontrar com um confidente não é uma prática que deve ser vivida apenas durante o seu ciclo de 30 Semanas. No ciclo você precisa ter um confidente, mas na vida você precisará ter mais de um. Podem ser amigos que irão para a eternidade com você, sabendo quem exatamente você é, e isso o impulsionará a crescer, a continuar vencendo em outras áreas. Eles estarão sempre prontos a ouvirem você.

Reflita:
Você se compromete a fazer as reparações necessárias?
Sim ( ) Não( )

3) Entenda que não há mais culpa para quem está em Cristo

“Portanto, agora já não há condenação
para os que estão em Cristo Jesus.”
Romanos 8:1

Por vezes, existe a tendência de recordar a vida pecaminosa que vivíamos antes de vir a Cristo. Memórias que deveriam estar mortas e enterradas há muito tempo, reaparecem muito vivas em nossa mente. Isso não faz nenhum sentido, frente à vida cristã vitoriosa que Deus quer que tenhamos. Você não pode controlar todos os pensamentos, mas deve escolher o que fazer com eles: alimentar ou mortificar.
Se o pecado já foi confessado e o arrependimento aconteceu, então é certo que o pecado está perdoado e é hora de seguir em frente. Lembre-se que aquele que vai a Cristo através da fé é transformado em uma nova criatura. Às “coisas antigas já passaram”, as lembranças e a culpa de pecados passados podem e devem ser entregues a Cristo, Jesus tem uma vida nova para você agora.
Se livrar da culpa restaura sua confiança, seus relacionamentos e o permite sair do seu velho modo de viver “olhando pelo retrovisor”, que o mantém olhando para trás e criticando a si mesmo e a outros pelo que já passou. Infelizmente, muitas pessoas insistem em dirigir suas vidas olhando só para o retrovisor. Deus o convida a olhar através do parabrisa. Imagine dirigir um carro olhando só para o retrovisor, certamente ocorreriam muitos acidentes.
Agarre-se à promessa: nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. (Romanos 8:1). Nenhuma!

Reflita:
Você carrega alguma culpa?

Quais mudanças positivas você receberá ao confessar seus pecados?

1) Será capaz de enfrentar a verdade de frente

“Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri
as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões
ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado.”
Salmo 32:5

Os segredos fazem adoecer. Quando se compartilha os segredos mais profundos, dividimos a dor e a vergonha. Você começará a construir uma autoestima saudável, que não é mais baseada nos padrões do mundo, mas na verdade de Jesus Cristo.
Acabou a sua condenação e a de outros, pois foram seguidas as instruções de Deus sobre como confessar erros e reparar relacionamentos. Lembre-se: a dor é inevitável para todos, mas o sofrimento é opcional.
Nunca mais será preciso olhar para baixo quando contar a sua história. Não haverá mais vergonha de entrar em nenhum lugar. Você está livre para viver, sua vida está na luz.

2) Parar de culpar e julgar as outras pessoas

“Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se
dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer
ao seu irmão: Deixe-me tirar o cisco do seu olho, quando há uma viga
no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá
claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.”
Mateus 7:3-5

A verdade é que você não encontrará paz e serenidade se continuar a culpar os outros. Seus segredos o isolaram das outras pes

soas por tempo demais. Algumas pontes só podem ser construídas com muito trabalho, esforço, dedicação. Alguém que passou um vida olhando ao redor procurando formas para justificar seus erros, se pautando nos erros dos outros, terá que se esforçar muito, mesmo com a ajuda do Espírito Santo, para remodelar sua forma de ver as pessoas.
Um bom exercício é a honra. Honre todos, como Cristo honra você. Procure sempre o melhor da pessoa e destaque-o, pois o Pai faz isto com você. Ele não passa por cima dos seus erros, falhas e defeitos, mas não o trata partindo deles.

Reflita:
Você tem julgado ou atribuído culpa aos outros pelos seus erros?
Sim( ) Não( )

3) Aceitará o perdão definitivo de Deus

“Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida,
que consistia em ordenanças, e que nos era contrária.
Ele a removeu, pregando-a na cruz,”
Colossenses 2:13-14

Somos completamente perdoados por Deus. Aceitar isto é viver livre, é não precisar mais de desculpas, de justificativas, é saber exatamente quem somos e a quem pertencemos: somos filhos amados de Deus.
Uma vez que você aceitou o perdão de Deus pode olhar as pessoas de frente, não por arrogância, mas por liberdade.
Jesus o reconciliou com Deus e com isso as suas ações devem estar sob uma nova luz. Você pode ter a convicção de que está pronto para encontrar a humildade para partilhar suas falhas.

Conclusão
O apóstolo João escreveu em 1 João 1:9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”. Para quem confessamos? Devemos fazê-lo a Jesus ou às pessoas? Precisamos confessar a ambos, como a Bíblia nos ensina. A confissão deve ocorrer num ambiente seguro e marcado pelo amor incondicional, mas precisa acontecer.
Experimentar a convicção da sua condição de pecador, através do trabalho do Espírito Santo em sua vida, é extremamente necessário para uma caminhada de qualidade com Deus. A convicção do erro é uma dádiva do Pai, pois o levará a ouvir a Sua voz. Não cometa o deslize de deixar que isso o condene. Deixe que sua convicção o eleve a um novo nível em Deus. Não resista a esse processo, receba-o. Ele é repleto de amor.

Pergunta facilitadora:
Quais pecados você identificou em sua vida que acha difíceis de serem perdoados?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *