DECISÃO 8
COMPARTILHAR
“Eu vou repartir.”
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das
misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas
as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de
Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações. Pois
assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também
por meio de Cristo transborda a nossa consolação.”
2 Coríntios 1:3-5

CELEBRANDO A VIDA

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa,
povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele
que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”
1 Pedro 2:9

O que você está vivendo é real, é uma nova vida. A palavra real aqui não é apenas no sentido de existência, mas no sentido de pertencimento ao Rei Jesus, ou seja, você faz parte da realeza. Esse é um fato verdadeiro, apesar de que, nesse mundo, você ainda tenha certos defeitos, maus hábitos e alguns vícios que precisa vencer diariamente. Na jornada com Cristo, você é convidado a ir se transformando em uma pessoa melhor a cada dia.

Não se pode esquecer que você tem uma história de vida, experiências e dores. Porém, a partir de sua identidade real, você passa agora a olhar a vida de maneira diferente, pois entende o processo de admitir suas dores e erros para então superá-los, e viver dentro de sua verdadeira identidade.

Moisés foi um dos maiores líderes da história de Israel. Nascido em uma família escrava israelita, Moisés foi criado dentro de um palácio. Essas experiências certamente serviram de treinamento para que, futuramente, ele fosse recebido no palácio e também pudesse liderar um grande povo. Tudo o que você viveu pode ser usado por Deus para potencializar sua vida e a de outras pessoas

É fundamental entender o valor de sua identidade em Cristo, quaisquer que sejam suas experiências e como essas vivências o tornaram uma pessoa melhor. Algumas pessoas restringem suas vidas, seus relacionamentos e muitas áreas de sua vida simplesmente por terem pensamentos limitados sobre elas mesmas. Como já conversamos, muitos vivem numa pobreza de espírito e alma, rejeitando a si mesmas. Imaginam que os erros que cometeram no passado não lhes dão o direito de recomeçar uma nova história. O pastor Kris Vallotton diz: “Deus nunca teve a intenção de nos fazer viver uma vida de pobreza”
(BVFilms Editora, São Paulo, 2017).

Você é da realeza e, como filho de Deus, precisa entender que não foi criado para se estagnar no passado, mas para viver o presente e construir um futuro de bênçãos. Embora algumas coisas não possam ser apagadas da sua memória, elas já devem ter sido superadas e, por conta disto, você agora pode viver a partir da perspectiva de sua identidade em Jesus.

Essa vivência precisa ser intencional, pois Satanás, o acusador, tentará usar as informações do seu passado para incutir culpa, vergonha e estagnação. Por isso a Palavra de Deus diz: “Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo” (Efésios 6:11). Você precisa resistir a essas manias satânicas de perseguição.

Deus deseja que entre em concordância com Ele. Você continua pequeno, mas tem dentro de si a valentia do céu. Deus disse que você é da família dele através de Cristo Jesus. Não importa suas limitações ou seu passado, Ele o chama para desfrutar de Sua grandeza.

Reflita:
Você tem o sentimento de ter a identidade real dada por Jesus?
Sim ( ) Não ( )

  1. Como celebrar uma vida de realeza?

a) Compreenda que você foi gerado em Deus

“Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo,
Dara sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.”
Efésios 1:4

Antes mesmo de nascer, você foi amado por Deus. E em Cristo, se tornou cidadão dos céus. Foi gerado em Deus para ser livre do pecado, da maldade, da rejeição, do abuso, do abandono e de tudo que o fez viver fora dos padrões perfeitos de Deus, ou seja, não precisa de compensação alguma para preencher algo em si, pois o vazio é totalmente preenchido por Jesus

Viva os padrões dos céus em sua vida, pois eles são o plano original de Deus para você. Todo o resto é uma distorção de sua verdadeira identidade e são reflexos de pecado e de destruição.

b. Creia que a mesa do Rei é para você também

“Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, compareceu
diante de Davi, prostrou-se, rosto em terra. Mefibosete? Perguntou
Davi. Ele respondeu: Sim, sou teu servo. Não tenha medo, disse-lhe
Davi (…) Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô
Saul; e você comerá sempre à minha mesa.
2 Samuel 9:6-7

Na Bíblia, há vários relatos impactantes de restauração e restituição, como este que acabamos de ler. Mefibosete era neto de um rei e filho de um príncipe. Ainda pequeno, perdeu toda a família na guerra.
Ao tentar protegê-lo enquanto fugia, sua ama o deixou cair, deixando-o aleijado após a queda. À partir daí ele viveu por anos numa cidade chamada Lo-Debar, ou seja, a “cidade dos esquecidos”. Até que um dia o novo rei, Davi, lembrou-se de que tinha feito uma promessa ao pai de Mefibosete, Jonatas, que cuidaria de sua descendência, caso acontecesse alguma coisa com ele. Então, mandou chamá-lo. Daquele dia em diante, Mefibosete morou no palácio e comeu na mesa do rei com os príncipes.

Eu e você fomos chamados pelo Rei dos reis, Jesus. Você foi transportado do vale da sombra da morte para Seu Reino de luz. Ele está dizendo que você é convidado a participar do banquete celestial. Você é da família real e pode desfrutar do que o Pai preparou para você

Isso não quer dizer que não tem problemas. Jesus disse:
“Neste mundo vocês terão aflições; contudo,
tenham ânimo! Eu venci o mundo.”
João 16:33

Você não precisa vencer o mundo, pois Jesus já o fez. Porém, precisa vencer as aflições. Um dia de cada vez, uma situação de cada vez. Naquela época, pessoas com deficiências físicas não eram bem vindas para estar na presença dos reis. Assim como o rei Davi sabia da deficiência de Mefibosete, Deus sabe das suas fragilidades, limitações e erros.
Mesmo assim, Ele o convida e o aceita, dividindo consigo o seu palácio e permitindo-o viver como príncipe e princesa. Esse é o seu chamado.

Reflita:
Você se sente menos do que na verdade você é?
Sim( ) Não( ) Não sei responder ( )

Se sim, como pode vencer esse sentimento?
__________________________________________________________________________________________________________

c. Reconheça sua identidade em Cristo

“Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus.”
Gálatas 3:26

Você tem uma nova identidade em Cristo. Foi criado Nele, mas por conta da ação do pecado original, ou seja, o pecado da desobediência em Adão e Eva, você nasceu destituído desse lugar. Contudo, foi chamado para a restituição. Seus pecados o afastam do Reino, mas o seu arrependimento e a fé em Jesus o fazem ingressar novamente nele.

No Reino do qual faz parte existem outros valores, outras moedas, outros costumes e até outra língua. Deve-se apreendê-los com uma nova perspectiva, pois ele está além de sua total percepção.

No evangelho de Lucas, capítulo 15, versos de 11 a 32, lemos a história do filho pródigo – um relato sobre erros, arrependimento, retorno e restituição. O filho exigiu a herança de seu pai para sair pelo mundo vivendo da maneira que achava certo. Um dia, os recursos acabaram e ele passou a viver na miséria. Lembrou-se como seu pai tratava seus servos. Sabia que eles viviam muito melhor do que ele estava vivendo. Então, movido pelo arrependimento genuíno, reconheceu seus pecados e voltou à casa do pai. Você se identifica com esta história? O Pai nos criou e nos ensinou a viver uma vida próspera e íntegra.
Por conta de nossas vontades, traumas e frustrações, decidimos tomar decisões que nos afastaram da presença do Pai. Decidimos viver da maneira que achávamos certa, porém, essas decisões nos levaram à miséria, escassez e pobreza de espírito.

O filho reconheceu o seu erro, arrependeu-se e humildemente retornou à casa do pai, que o recebeu com alegria, sem questionamentos ou acusações. O pai lhe ofereceu uma festa com o melhor do seu rebanho, o presenteou com roupas novas, um anel, sandálias para os pés e fez um grande churrasco.

Desta mesma forma, você é recebido de volta à casa do Pai: com alegria e como filho amado, para viver um novo tempo e uma nova identidade. Como disse o pastor Bill Johnson: “Deus anseia por um relacionamento íntimo conosco e celebra quando isso acontece” (Vida, 2011).

Sua identidade está em Deus. Ele é o seu Pai. Você foi convidado a se revestir do novo:

Você é bem-vindo no Reino de Deus!

Reflita:
O que você precisa que Deus restitua a você hoje?
Identidade ( ) Autoridade ( ) Confiança( ) Celebração( )

d. Planeje seu futuro

“As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as
reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que
sigamos todas as palavras desta lei”
Deuteronômio 29:29

Deus tem revelado grandes verdades sobre o Seu Reino e sobre como é a vida com Ele. À medida que caminhar com Ele, receberá mais dessas verdades.
Confiar em Deus não é o mesmo que viver de forma passiva e sem perspectiva. Também não significa que terá uma agenda minuciosa e precisa de como será cada detalhe de sua vida. Tudo o que se sabe é o tipo de pessoa que se deseja ser no futuro.
Ao olhar para o que está por vir, creia nas promessas de Deus e naquilo que Ele diz a seu respeito. Creia que o seu futuro é brilhante e que Deus tem grandes promessas para cumprir em sua vida. Ele deseja se revelar a você, mais e mais. A fé deve sustentá-lo e levá-lo a uma nova perspectiva a cada dia.

Viver o Reino é levar esta realidade a todos os ambientes onde estiver e a todas as pessoas com quem se relacionar, em especial, a família. Você pode viver plenamente sua identidade de filho, herdeiro e embaixador de Cristo neste mundo.

Conclusão
À vida que Jesus possibilita para nós é verdadeira e fundamentada no amor. Sua vida é uma consequência de suas experiências e decisões, e nem todas elas foram positivas. Contudo, Deus sempre o convida a partilhar com Ele seus sofrimentos e alegrias. Dessa forma, você é convidado a ser liberto das prisões que o escravizam e a desfrutar do descanso que só Jesus pode proporcionar.
Você foi gerado em Deus e Ele o convida a descansar em seu Reino. É Nele que tem a sua identidade de filho. Ele lhe deu vestes reais, autoridade, proteção e festeja com você suas conquistas.
O Reino chegou e você é enviado a levá-lo por onde for. Seu futuro é mais importante do que seu passado. Você precisa ter saudades do seu futuro, pois já o espera como se fosse o presente. Lá estão os
seus melhores dias. Isso é esperança!

Pergunta facilitadora:
Como você vê seu futuro?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *