DECISÃO 8
COMPARTILHAR
“Eu vou repartir.”

“Aquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los
diante da sua glória sem mácula e com grande alegria, ao único Deus,
nosso Salvador, sejam glória, majestade, poder e autoridade,
mediante Jesus Cristo, nosso Senhor, antes de todos os tempos,
agora e para todo o sempre! Amém!”
Judas 1:24-25

REPARTINDO GRATIDÃO

“E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia e gastara tudo o que tinha com os médicos;
mas ninguém pudera curá-la. Ela chegou por trás dele, tocou na borda de seu manto, e imediatamente cessou sua hemorragia (…) Jesus disse: Alguém tocou em mim; eu sei que de mim saiu poder. Então a mulher, vendo que não conseguiria passar despercebida, veio tremendo e prostrou-se aos seus pés. Na presença de todo o povo contou por que tinha tocado nele e como fora instantaneamente curada. Então ele lhe disse: Filha, a sua fé a curou! Vá em paz!”
Lucas 8:43-48

Talvez você não tenha se identificado com este relato da Bíblia, mas a maioria de nós tem uma história semelhante a dessa mulher. Vivíamos por muitos anos com problemas e, quando chegamos aqui, estávamos sem esperança. Decidimos confiar e chamar Jesus para fazer parte da nossa vida.
Nessa caminhada, você aprendeu que tudo o que pensa a respeito de Deus deve ser encontrado na pessoa de Jesus. Ele é o único padrão a ser seguido. Não existe um segundo plano no Reino de Deus.
Só Jesus poderá ajudá-lo a seguir nesta caminhada. Esse programa não é fundamentado em uma metodologia ou em técnicas de curas medicinais, mas em verdades bíblicas e na pessoa de Jesus. A maior gratidão deve ser sempre voltada à Sua presença.
Esta é a última mensagem do programa 30 Semanas. Nesta caminhada, foram oito grandes decisões em vinte e nove mensagens. Talvez você não se lembre com detalhes como chegou a este programa, mas você sabe que muita coisa em sua vida mudou. Você admitiu que sua vida estava fora de controle e decidiu confiar que sua situação seria transformada, entregando tudo a Jesus.
Juntos, conhecemos e vencemos muitas áreas que atrapalhavam nossos relacionamentos. Você foi curado da orfandade e da rejeição, agora, você é filho e reconhece que já foi aceito. Com isso, restaurou a sua sanidade e restaurou seus relacionamentos. Reconheceu que a principal fonte de sua cura é Jesus. Quando decidiu enfrentar o problema e tocar em Jesus, algo no Reino de Deus tocou sua vida.
Sua cura deve gerar em você um desejo de gratidão, E essa gratidão pode ser identificada como um chamado. Os céus estão abertos sobre sua vida e tudo o que você tem vivido demonstra o quanto do céu você tem experimentado. Permita ser uma ferramenta de Jesus na vida de outras pessoas.

Seus relacionamentos mudaram e sua perspectiva mudou. Isso não é fruto simplesmente de processos proporcionados pelo 30 Semanas, mas, sobretudo, a graça de Deus sobre sua vida, por meio da ação poderosa do Espírito Santo.

“Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele.
Ficaram a certa distância e gritaram em alta voz: Jesus, Mestre,
tem piedade de nós! Ao vê-los, ele disse: Vão mostrar-se
aos sacerdotes. Enquanto eles iam, foram purificados.
Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus
em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu.
Este era samaritano. Jesus perguntou: Não foram purificados
todos os dez? Onde estão os outros nove?”
Lucas 17:12-17

Não seja como os nove que não voltaram. Cada um é chamado a demonstrar gratidão. Faça isso de forma prática, demonstrando gratidão ao seu líder de grupo, a seu confidente e também às pessoas que o encorajaram nesse processo, vindo servir neste ministério e trazendo pessoas que têm problemas e que precisam de ajuda.
Seja grato e viva os céus por onde andar. Demonstre ser o que realmente é, alguém transformado por Deus. Um dia de cada vez, mas vivendo sempre sua melhor versão.

Reflita:
Quais áreas da sua vida você superou e nas quais pode perceber
Deus agindo?
_____________________________________________________________________________________________________________

  1. Os problemas ainda não acabaram

“Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês,
vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.”
Filipenses 1:6

Faça hoje uma avaliação honesta de como você está. E veja que, em um único ciclo, já melhorou em muito os seus relacionamentos, mas continue buscando e crendo na restauração plena de todos eles.
Quanto maior a quantidade de lixo guardado, maior será o tempo para a limpeza. Sempre teremos de reavaliar, refletir e nos deixar tocar pelo Pai.
Você está sendo convidado a multiplicar o que recebeu aqui, compartilhando sobre esta ferramenta e até vindo servir neste ministério, sobretudo, creia que isso é um processo e Jesus terá o privilégio e o prazer de terminar a obra que Ele já começou em você. Essa é uma promessa Dele.
À cada dia, você enfrentará situações que podem provocar quedas, mas o fato de ser tentado a errar não confirma seu erro. Decida enfrentar a tentação do erro e continue olhando sempre para a frente, não se esquecendo das pessoas que estão ao seu lado. Bill Johnson diz: “Quando você entender plenamente quem Deus te chamou a ser, você não vai querer ser ninguém além de si mesmo” (Vida, 2005).
Você é alguém escolhido por Deus para fazer algo especial. O mundo é imperfeito e feito de pessoas imperfeitas como você. Continue entendendo quem você é e qual o seu papel, estando atento às suas
falhas de caráter.

2. Vivendo para repartir gratidão
a) Permita que Deus continue guiando sua vida

“Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas,
se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, porque
todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”
Romanos 8:13-14

Você viveu várias etapas nesse processo de restauração de relacionamentos. Provavelmente a mais difícil e, certamente a que mais trouxe resultados, foi a de entregar a Deus todas as suas feridas e dores.
Porém, cada um precisa decidir continuar sendo guiado pelo Espírito Santo em suas decisões diárias. Você não pode abrir mão dessa direção. Precisa se permitir ser direcionado por Deus.

Reflita:
Você decide continuar confiando nos apontamentos de Deus para a
sua vida?
Sim( ) Não( )

b) Seja fiel no que já recebeu

“O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal,
para que saibam como responder a cada um.
Colossenses 4:6

Durante esta caminhada, cada um recebeu muitos ensinamentos. Cada área de recuperação reconhecida, cada partilha, escrita de suas memórias, liberação de perdão, reparações e, principalmente, reflexões de como lidar com suas emoções, o enriqueceram grandemente.
Viva, de hoje em diante, ciente dos principais motivos que podem fazê-lo ter alguns sentimentos quando pessoas o ferem. À Bíblia ensina que o amor “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Coríntios 13:7).
O apóstolo Paulo mostra em sua carta que só o amor é capaz de suportar; só o amor é capaz de demonstrar a cura. Sem amor dificilmente você conseguirá ficar firme diante de uma adversidade e reconhecer seus erros. Só ele é capaz de constranger você a pedir perdão por esses erros e a perdoar aqueles que possivelmente falharam com você.
Em outras palavras, para ser de fato reconhecido como uma pessoa transformada, terá que ter “pele dura” e coração sensível. Pele dura para aguentar e suportar adversidades e coração sensível a Deus para se dispor a perdoar e a recomeçar.

Transcreva a seguir este texto de compromisso:

Eu, ___________________________________________________________________________ , me comprometo a exercitar minha paciência diariamente e a identificar os motivos de meus sentimentos e de reações equivocadas.

c) Compartilhe suas conquistas

“Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual,
para fortalecê-los, isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente
encorajados pela fé.”
Romanos 1:11-12

Você já viu alguns resultados palpáveis, mediante a vivência desse programa, porém, só foi possível chegar onde está através do poder sobrenatural de Deus em sua vida. Os céus agiram em seu favor. Você recebeu de Deus a cura de algumas feridas e, agora curado, é encorajado a levar dessa cura para encorajar outras pessoas que talvez estejam vivendo aquilo que você vivia antes de conhecer esse programa.

d) Leve o amor de Jesus por onde for

“E serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda
a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.”
Atos 1:8

Você chamou Jesus para ajudá-lo em seu processo de restauração dos relacionamentos. Hoje, vive sua melhor versão e Jesus Ihe pede que seja testemunha Dele por onde passar. Você é uma testemunha de esperança para muitas pessoas. O testemunho não só demonstra publicamente sua gratidão como também produz fé nas pessoas.
Um dos vários relatos dos milagres de Jesus nos evangelhos é a cura completa de um homem fora de si que morava no cemitério, vivia aos gritos, tinha muitos ferimentos e nada e ninguém podia deter sua fúria. Quando Jesus teve um encontro com ele, o libertou de suas prisões. Este homem agora liberto, desejou seguir Jesus, mas foi enviado a testemunhar, como pode ver em Lucas 8:39: “Volte para casa e conte o quanto Deus lhe fez. Assim, o homem se foi e anunciou a toda a cidade o quanto Jesus tinha feito por ele”, Todos foram chamados a testemunhar o que Deus está fazendo em suas vidas. Este é um ambiente de céu, paternidade restaurada, dependência e suficiência completa em Jesus. Livres de qualquer religiosidade, somos chamados a buscar a presença e a intimidade com o Espírito Santo.

Reflita:
Qual foi a maior cura que você recebeu e que decide testemunhar por
onde for?
______________________________________________________________________________________________________________

Conclusão
A gratidão é uma das grandes chaves espirituais para novas conquistas. Através da gratidão, você demonstrará a Deus o que Ele fez, mas também suprirá a esperança que muitas pessoas necessitam para continuar a viver.
Através do seu testemunho, muitas pessoas, assim como cada um de nós, poderão encontrar o verdadeiro sentido da vida. É certo que ainda temos dúvidas e até momentos de aflição, porém, não precisamos temer. Jesus já nos deu vitória sobre todas as coisas.

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz.
Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo!
Eu venci o mundo.”
João 16:33

Você não precisa tentar vencer o mundo, pois Ele já venceu por você. Precisa apenas vencer as aflições, uma de cada vez. Diga sempre: “Estou melhor que mereço, Vivo melhor que ontem e creio que meu amanhã será muito melhor, pois Jesus tem coisas novas e grandes para minha vida”.
É possível viver relacionamentos restaurados por Jesus com Deus, com outras pessoas e consigo mesmo. Tenha saudade de seu futuro e viva um dia de cada vez sua melhor versão.

Pergunta facilitadora:
Quais testemunhos de cura e transformação de vida você vai compartilhar?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *