“Descanse somente em Deus, ó minha alma;
dele vem a minha esperança.”
Salmo 62:5

Os meios de comunicação e os noticiários nos fazem pensar que vivemos em um mundo sem esperança. As preocupações do nosso dia a dia nos levam a tomar decisões precipitadas ou que acabam dando errado e nos frustram. Tomamos, então, mais decisões, no intuito de corrigir as anteriores, mas parece que essas pioram ainda mais o estado em que estamos.
Uma vida sem esperança é vivida com foco nas realidades, que, ao nosso ver, são injustas. Estas realidades, na grande maioria das vezes, estão atreladas a valores e conclusões construídas em nossa mente, fazendo-nos sofrer ainda mais pela falta de esperança.
Parece que o mundo todo está errado e a nossa vontade, como diz a expressão popular, é de pedir para “parar o ônibus pra eu descer!”. O objetivo aqui é ver que há uma nova vida na qual somos compreendidos, aceitos e pertencentes. Contudo, muitos não sabem como isto é possível.
“O avião só decola no final da pista”, como gosta muito de dizer o pastor Carlito Paes. O importante não é a forma como tudo começou, é como tudo irá terminar. Não estamos de maneira alguma menosprezando tudo o que já aconteceu, mas o nosso passado não tem competência o bastante para nos definir; não somos o nosso erro, ou o erro de alguém contra nós; não somos nem o que o erro construiu em nós. Somos filhos amados do Pai, o Deus da esperança.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;”
2 Coríntios 1:3
“Deus não perde uma oportunidade.”
Rick Warren

Nossa caminhada começou na decisão 1: admitir que temos problemas, que sozinhos não iríamos resolvê-los e que precisávamos enfrentá-los de frente. Nesta decisão estamos sendo encorajados a confiar que viveremos melhor, o melhor tempo de nossas vidas, se fizermos diferente do que estávamos fazendo, antes do processo de cura. A cada decisão somos encorajados a ter atitudes novas, pautadas na
esperança, não na dor ou na culpa.
Reflita:
Quais são os maiores problemas que você tem esperança de resolver?


Renovados pela esperança
A falta de esperança é o mal que rege a nossa sociedade. As pessoas reclamam de tudo, falam mal de tudo, protestam sobre tudo, porque não confiam em mais nada. Elas não acreditam que o mundo pode melhorar, que elas mesmas podem melhorar, que alguém perto delas pode melhorar: estão completamente desacreditadas. É lógico que estão assim, também, por que depositam a confiança e a esperança no lugar e na pessoa errada. Por isto me permita caminhar com você e lhe dar alguns motivos para voltar a ter esperança. O profeta poeta nos diz:

“Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança:
Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas
misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!”
Lamentações 3:21-23

  1. Renove sua confiança no poder de Deus

“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais
do que tudo o que pedimos ou pensamos,
de acordo com o seu poder que atua em nós.”
Efésios 3:20

O poder que precisamos é Jesus. Provavelmente você já crê Nele e até já entregou sua vida a Ele. Se não o fez, faça hoje, mas não é só isso que esperamos de você. Nossa esperança é que você persista, seja resiliente nas lutas e compreenda com profundidade que existe um Reino e um Rei. O Reino é de Deus e o Rei é Jesus. Ele é Rei dos reis, e Ele está agora apontando para cada um de nós, dizendo que somos
príncipes/princesas deste Reino. Fazemos parte da realeza e somos convidados a nos sentar à mesa do Rei e a desfrutar do banquete celestial. Este Reino, a que nos referimos, não é para apenas quando morrermos, não! É para agora, e está dentro de nós e ao nosso redor. “O tempo é chegado”, diz Jesus: “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!” (Marcos 1:15).
Este Reino é um estado de confiança e graça que faz com que eu e você desfrutemos de um sentimento de repouso, paz, confiança e entrega. É um ambiente de novos valores e crenças. Não estamos falando de religião com seus ritos repetidos e regras difíceis de cumprir. Trata-se de um relacionamento que inclui uma entrega completa de seus problemas a Deus e a confiança de que seremos encorajados e direcionados diariamente por Ele, crendo que tudo o que necessitamos será suprido, ou seja, confiamos que Jesus fará em nós e através de nós, e que a graça Dele é mais que suficiente.

“Minha graça é suficiente para você,
pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”
2 Coríntios 12:9

Reflita:
Você crê que Deus pode todas as coisas? Não responda no ímpeto, pense!
Sim ( ) Não ( )

  1. Renove sua maneira de viver e pensar

“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se
do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos,
a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se
do novo homem, criado para ser semelhante a
Deus em justiça e em santidade proveniente da verdade.”
Efésios 4:22-24

Deus é um Deus de recomeços. Ele está dando uma oportunidade maravilhosa
de reconstruir, reabilitar e recomeçar, de modo diferente.

“Nunca despreze os pequenos começos.”
Pastor Carlito Paes

Renovar sua maneira de viver e pensar não o livrará das provações, mas o fará olhar para os problemas por outro ponto de vista. O Apóstolo Paulo ensina que, ao aceitar entrar no Reino, nossa vida deveria mudar. Teríamos que largar as coisas velhas e viver uma nova vida. Isso inclui o nosso modo de pensar, e consequentemente, de viver as nossas circunstâncias.

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação.
As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”
2 Coríntios 5:17

Reflita:
O que ainda o prende ao passado?



3. Renove sua confiança no poder para mudança

“Tudo posso naquele que me fortalece.”
Filipenses 4:13

Você já recebeu o poder e a força para viver diferente. Temos, direto do céu, o poder da ressurreição, a nossa disposição, para novos começos.

“Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados,
a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou,
as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza
do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua
poderosa força. Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o
dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,”
Efésios 1:18-20

Já vimos que é possível mudar, o ponto agora é trabalhar nas convicções de onde está o poder para isso. Cremos no poder de Jesus para ajudar nesta caminhada. Você já chegou até aqui e viu que alguns aspectos em sua vida já se transformaram e essa mudança continua. Sua fé deve estar sempre naquele que pode todas as coisas e que o fortalecerá todos os dias, principalmente naqueles dias em que você não desejar mais enfrentar seus problemas e dores.

4.Renove sua fé

“Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho
de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte:
Vá daqui para lá, e ele irá. Nada lhes será impossível.”
Mateus 17:20

Tudo é possível ao que crê. A esperança não é algo que nos faz esperar parados. Devemos aplicar a fé e agir. Jesus nos ensina que, por mais que tenhamos fé, não basta somente aplicá-la. Ele pede ação. Neste caso, Ele pede que se “diga ao monte para que o monte saia”, ou seja, a ação promove acontecimentos que julgávamos impossíveis. Talvez você precise, no dia de hoje, começar a agir e experimentar o novo de Deus. Novas atitudes de fé promovem novos milagres de Deus.

“Se você quer algo novo, você precisa parar de fazer algo velho.”
Peter Drucker

Porque você tem fé, acredita, tem a força de Jesus para reconhecer seus erros e compreender que, da mesma maneira como você erra, outros também erram. Provavelmente alguns erros cometidos contra você no passado podem ter te causado traumas que duram até hoje, mas há esperança. Jesus pode ajuda-lo. Ele já perdoou você e o convida a fazer o mesmo. Ele também o convida a reconhecer seus erros e pedir perdão por eles. Acima de tudo, Ele o convida a se perdoar. Creia no poder sobrenatural do perdão de Deus.

Reflita:
Há algo novo que precisa fazer ainda hoje ou esta semana?



5. Renove sua disposição em mudar

“Jesus declarou: ‘Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus,
se não nascer de novo’. Perguntou Nicodemos: ‘Como alguém pode nascer,
sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no
ventre de sua mãe e renascer!’ Respondeu Jesus: ‘Digo-lhe a verdade:
Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito’.”
João 3:3-5

Para experimentar a esperança, precisamos viver com nosso pensamento no Reino de Deus. Quanto mais apegados aos valores e às questões desse mundo, mais sofreremos e nos sentiremos impotentes. Como nascemos de Deus, agora vivemos como filhos de Deus, no Reino do seu amor. Ainda que velhos ou não mais bebês, como nos disse Nicodemos, ao visitar a Jesus durante a noite, podemos receber de
Jesus a mesma resposta, em outras palavras: é necessário estar aberto ao novo de Deus, a cada dia. Eu preciso estar disposto a ver de forma diferente, pensar de forma diferente, e a viver de forma diferente, ou seja, mudar.
O apóstolo Paulo nos mostra que, para experimentarmos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus, precisamos renovar nossa maneira de pensar e não nos amoldar aos padrões deste mundo (Romanos 12:2). Quando entregamos nossa vida, nossas emoções e todas as áreas da vida ao Senhorio de Jesus, somos resgatados de um ambiente de escuridão e trazidos para o Reino da luz: “Os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9). Portanto, não mantemos os mesmos padrões de pensamento e de ação de antigamente.
Também somos embaixadores e, como tal, representamos um Reino e recebemos o suprimento e proteção desse Reino: “Portanto, somos embaixadores de Cristo” (2 Coríntios 5:20). Pare de pensar e se apegar a este mundo, viva a vida do Reino! Pense nas coisas do Reino. Você é da nobreza. Pense como os da nobreza. Não deixe que seu passado ou a escassez, que o mundo deseja impor sobre você, o afetem.
Confie em Deus. Ele tem os melhores planos para a sua vida. Sua esperança está nas coisas do alto!

Conclusão
Renovar a esperança é o tema, mas sua esperança deve ser seguida de ação. Crer em um Deus que pode todas as coisas é fantástico, mas Ele deseja fazer as coisas acontecerem, junto com você. Comece hoje mesmo com a melhor decisão: entregar tudo a Deus. Toda a nossa esperança deve estar nEle. E, em seguida, atuar essa esperança, transformando sua maneira de ver as situações e de agir.

Pergunta facilitadora:
Quais áreas da sua vida precisam ser renovadas pela esperança?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *