“‘Se podes?’, disse Jesus. ‘Tudo é possível àquele que crê.’
Imediatamente o pai do menino exclamou:
‘Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!’”
Marcos 9:23-24
Inevitavelmente, comparamos o nosso relacionamento com Deus com o relacionamento que tivemos ou não com o nosso pai biológico. Imaginamos que Deus também irá nos decepcionar, como foi na nossa experiência aqui na Terra, e a dúvida que nasce em nosso coração é: “será que posso confiar em Deus?”. “Eu confiei em quem disse que me amava e não deu certo”.
Essa relação que fazemos entre o pai da Terra e o Pai Celeste pode causar um distanciamento, uma desconexão, que nos leva a pensar e a agir nesse mundo como se estivessemos sozinhos, mesmo não estando. Esse fenômeno é espiritual, e a ele damos o nome de espírito de orfandade. Ele é causado pelo próprio espírito do mal, o nosso inimigo. Satanás foi o primeiro órfão (porque decidiu ser) e faz questão de nos tornar a todos no que ele é. Ele deseja e trabalha insistentemente para nos afastar da Casa do
Pai Celestial, nosso lugar por direito através de Cristo Jesus.
Se compararmos os problemas emocionais a uma árvore, veríamos que a orfandade é a raiz de todos os males emocionais. O tronco dessa árvore seria a rejeição e os grandes galhos seriam as compensações, tais como codependência, religiosidade, desvios de sexualidade e vícios. Destes galhos maiores, surgem outros menores, com outras proporções de compensação: compulsão, ira, perfeccionismo, procrastinação, entre outros. Cada uma dessas compensações serve de válvula de escape e substituição para as dores e traumas emocionais.
Tudo Isso por conta dos bloqueadores, que impedem a Paternidade de Deus de fluir sobre nossa vida. Eles são como grandes muros que nos impedem de ver, de enxergar, o que Deus tem para nós. Podem ser abusos, traumas, nossas escolhas erradas, escolhas erradas de outros que recaíram sobre nós, entre outras coisas.
O Espírito Santo nos guia a “Identificar e remover esses bloqueadores”, então a Paternidade de Deus poderá fluir em nossa vida. Viveremos a aceitação como Filhos amados de Deus, e o que será gerado em nós são os frutos do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. (Gálatas 5:22-23)
Permita-me mostrar isto em dois desenhos:
Os desenhos ilustram muitas verdades. Devemos prestar atenção em como nos vemos em relação a Deus, nosso Pai. Se nos enxergamos com base na verdade, podemos desbloquear todo o poder de Deus em nós. Por isto não queremos que você fique apenas pensando nos frutos: nos erros, nas ações ou reações certas ou erradas, nos vícios, nos hábitos errados. Também não queremos ficar aqui descobrindo traumas do passado, abusos, escolhas erradas nossas ou de alguém que amamos, não! Queremos ir na raiz e resolver o que ativa as reações, os hábitos, ou as lembranças, os traumas. Se descobrirmos que o problema está na raiz da orfandade, que gerou um sentimento de rejeição grave, as compensações são apenas os frutos. Basta parar de regar esta árvore com veneno, remover os bloqueadores e a vida de Deus será ativada em nós.
Este é o grande objetivo do 30 semanas, trazer a identidade verdadeira a cada um de nós: identidade de filhos amados, aceitos na família da fé, certos de que todas as coisas devem ser discernidas espiritualmente e como filhos amados do Pai, tudo é para o nosso crescimento.
“Mas quem é espiritual discerne todas as coisas…”
1 Coríntios 2:15
“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam,
dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.”
Romanos 8:28
“Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu:
que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos!”
1 João 3:1
Você irá descobrir que, para confiança na paternidade de Deus continuar fluindo em sua vida, você precisará de fé e esperança. Ter esperança é estar aberto ao novo. Às vezes, nosso temor está no novo, mesmo que nosso passado tenha sido doloroso. Resistimos à mudança com medo do desconhecido, ou, em nosso desespero, pensamos não sermos dignos de nada melhor.
Esperança abre as portas que o desespero fecha. A esperança nos faz descobrir o que pode ser feito, ao invés de reclamar do que não pode ser feito. Ao longo de sua vida, você continuará enfrentando as circunstâncias, diante das quais se sentirá impotente. Mas, com a ajuda de Deus, você pode se abrir para as mudanças e permitir que tais circunstâncias o transformem para melhor e, não o tornem uma pessoa
amarga.
Reflita:
Você tem dificuldades de confiar em Deus?
Sim ( ) Não ( )
Devemos dar alguns passos importantes em relação a nossa confiança em Deus:
- Confie no amor de Deus por você
“Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós
e confiamos nesse amor. Deus é amor.
Todo aquele que permanece no amor
permanece em Deus, e Deus nele.”
1 João 4:16
Deus nos amou primeiro. Quando nem ainda existíamos, Deus já nos amava. Quando nada existia, Ele nos amava. É muito amor envolvido: amor não só de palavras. O Pai entregou o seu próprio Filho unigênito, o primeiro de muitos, por amor a você. Pare de achar que Jesus morreu naquela cruz “pelo mundo inteiro”, Ele morreu por você. Acreditamos que se só houvesse você no universo, e estivesse longe de Deus,
ainda assim Deus enviaria Jesus para morrer por você. Deus deseja fazer grandes coisas em sua vida e também através dela. Cada um de nós tem um propósito de vida, mas para descobri-lo devemos estar no centro da vontade dEle. Compreenda que sozinho você não conseguirá. Ele fará a parte dEle e nos encorajará a fazer a nossa. A nossa parte é confiar no amor dEle.
“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito,
para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”
João 3:16
Reflita:
Você decide aceitar o Amor de Deus? Sim ( ) Não ( )
- Confie que Jesus luta por você
A solução para todos os nossos problemas está na Presença de Jesus. Cremos que quem tem Jesus, tem tudo. E isto está disponível a todos os homens: os bons e os maus, os pais de família, os certinhos, perfeccionistas, ou os assassinos, drogados, prostitutas, mentirosos. Ele está disponível a todos, e o que é melhor, gratuitamente.
Você não precisa fazer nada. Nada mesmo! Nenhum sacrifício, oração, prece, oferenda, oferta, nada. É totalmente gratuito. Você precisa apenas crer que tudo isto é verdade e tudo acontecerá dentro de você. Toda esta paz, esta vida, este poder inundará a sua vida e a transformará eternamente.
É gratuito para nós, mas para Jesus o preço foi muito caro. Veja o que Paulo nos diz sobre isto:
“Embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus
era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo,
vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo
e foi obediente até à morte, e morte de cruz!”
Filipenses 2:6-8
Mesmo diante de toda a sua grandeza, glória e majestade imensurável, não se apegou a isso, se esvaziou, se tornou servo da criação. Como se não bastasse, foi obediente para ir até a cruz e sofrer horrenda morte, e tamanha dor. Ainda que escarnecido, humilhado, esbofeteado, dilacerado pelos chicotes com ossos e pedras nas pontas, Ele não abriu a sua boca e como ovelha muda foi até ao matadouro. Que
sofrimento! Tudo por amor a você.
Podemos, então dizer com confiança:
“O Senhor é o meu ajudador, não temerei.
O que me podem fazer os homens?”
Hebreus 13:6
“Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu;
e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus,
e também intercede por nós.”
Romanos 8:34
Creia, alguém está muito interessado em sua vitória: Jesus. Ele a conquistou e reservou todas as bênçãos para você, conforme a Bíblia declara:
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com
todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo”
Efésios 1:3
3.Confie que, com a ajuda de Deus, você pode mudar
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se
pela renovação da sua mente, para que sejam capazes
de experimentar e comprovar a boa, agradável
e perfeita vontade de Deus.”
Romanos 12:2
Enfrentar as provações será mais fácil, abandonar os velhos e maus hábitos e falhas no caráter será muito mais simples do que imagina. Veja: não estamos dizendo que você não será mais tentado, provado, ou não passará por tristezas, dores e infelicidades, isto não é verdade. Jesus disse que no mundo teríamos aflições, mas que Ele é nosso exemplo e Ele venceu o mundo. Temos Deus do nosso lado, a nosso favor, o que podemos fazer? Qual é o limite para quem crê assim? Veja o que Paulo nos diz:
“Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós,
como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?”
Romanos 8:32
Pare de achar que você não é capaz de mudar. Creia que com a ajuda de Deus você pode se abrir para as mudanças e permitir que tais circunstâncias o transformem para melhor, ao invés de torná-lo uma pessoa dura e presa no passado. Sim, tudo o que você precisa é de um pouco de fé. Se você depositar sua fé em
Jesus, sua vida será transformada. Você encontrará esperança e o Espírito Santo trará poder sobrenatural.
Eu o encorajo a dar esse passo de esperança. Isso lhe dará coragem para buscar e segurar na mão de Jesus e enfrentar o presente com confiança e o futuro com realismo.
Reflita:
Você acredita na sua mudança? Sim ( ) Não ( )
4.Confie que nada pode separa-lo do amor de Deus
“Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o
presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade,
nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que
está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Romanos 8:38-39
No passado você pode ter acreditado em Jesus e até ter frequentado uma igreja mas, se até hoje não sentiu uma confiança completa e verdadeira em Jesus, agora é o momento.
Para alguns crentes em Jesus, Satanás tem sucesso em destruir as chances de recomeçar. Talvez você não saiba ou não se lembre, mas Jesus já tirou as chaves das mãos de Satanás e ele não tem domínio sobre você. Ele até pode rodear você e rugir como um leão, como nos diz a Palavra, mas este é único poder dele sobre você: ficar de longe olhando o que o Deus de toda graça está fazendo em você.
“O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão,
rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe,
permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês
têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.
O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória
eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo,
os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.
A ele seja o poder para todo o sempre. Amém.”
1 Pedro 5:8-11
Muitos dos bloqueadores que você pensa serem intransponíveis, na verdade só aparentam isso por conta de emoções confusas. Estas histórias de dor, escolhas erradas, abusos, traumas, que Satanás usa para paralisar, já foram derrotadas na Cruz. Diante das mentiras de Satanás, que dizem que “não tem jeito”, devemos continuar firmes e submissos a Deus, com diz a Palavra: “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês” (Tiago 4:7). Sua esperança deve estar em Deus. Compreenda que Ele pode fazer as transformações em sua vida.
Reflita:
O que hoje o separa de Deus?
Conclusão
Sua decisão de ter Deus como Pai, hoje, depende muito mais de você do que de Deus, pois Ele já decidiu sobre isso. Se você confessar Jesus como Senhor de sua vida, e crer em seu coração, você receberá o poder de ser filho de Deus.
“Aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem
filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural,
nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem,
mas nasceram de Deus.”
João 1:12-13
Este poder muda tudo em nós. Uma paternidade bem resolvida desbloqueia toda uma vida. Confesse Cristo como seu Senhor, o nosso Deus como seu Pai e o Espírito Santo como seu ajudador e receba o poder que irá transformar tudo em você. Deus é um pai amoroso e Ele quer usar tudo em você para glorificar o nome dEle, e fazer da sua dor um testemunho para salvar alguém.
Deus não tem prazer no sofrimento de ninguém. Ele não apoia nenhuma das decisões ou escolhas erradas nossas, ou que fizeram contra nós. Mas, Ele usa tudo isto para revelar o seu amor, para você e para quem está perto de você. Confie que Ele é bom e que Ele faz com que tudo contribua para o seu crescimento.
Esta cura emocional é um processo a ser vivido diariamente. Mesmo que você decida hoje caminhar na cura, amanhã a dor, o trauma, a lembrança ou os vícios e os maus hábitos insistirão em dizer que você não é amado, que não é amada, que não é filho, ou filha, e você novamente precisará da ajuda do alto, da ajuda de Deus. Ele dará força, aceitação, nova vida, integridade e confiança para que possa tomar decisões sãs baseadas somente em Sua verdade, e permanecer nelas.
Pergunta facilitadora:
Como foi a sua relação com o seu pai, biológico ou não?